O Brasil chegou em janeiro de 2015 com 19,6 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,4 milhão a mais que em janeiro de 2014, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo o indicador de "Densidade dos Serviços de TV por Assinatura", no primeiro mês deste ano, 29,79% dos 65,9 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço.
Segundo o diretor comercial da Life Telecom, Luis Eduardo Diaz, a demanda é cada vez mais crescente porque os investimentos no setor de Telecom crescem 3,3% ao ano, principalmente nos Combos de serviços, que combinam o acesso de canais de TV por assinatura (vídeo), com Internet (dados) e telefonia (voz), também chamados de 3Play (Triple Play).
O indicador da Anatel representa a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios, estimada a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em janeiro de 2015.
De acordo com dados da Anatel, São Paulo era o estado com a maior base de assinantes do serviço (7,481 milhões de acessos). Isso significa que 51,05% dos domicílios paulistas contavam com TV paga ao final do mês passado.
EXPANSÃO
A mais elevada densidade, porém, foi registrada no Distrito Federal, onde os 514 mil acessos representavam presença do serviço em 55,44% dos lares brasilienses. Já o estado com menor densidade foi o Piauí, onde os 77 mil acessos significaram presença da TV por assinatura em 8,24% das residências.
A Life Telecom faz questão de comemorar o fato do mercado de telecomunicações estar mudando rapidamente no Brasil. É que a ainda baixa penetração de TV por assinatura (que apesar de ser crescente, ainda deixa dois terços da população de fora), como também da banda larga fixa e móvel, estão se traduzindo em um imenso potencial de crescimento e investimento, principalmente para os pequenos e médios provedores de serviços de telecomunicações no Brasil.
“Essa descentralização ou desconcentração do mercado na mão de poucas e gigantescas empresas, possibilita o surgimento de empresas menores, como a nossa, de serviços diferenciados, com melhor qualidade e custo/benefício bem mais acessíveis à população.”
A Life Telecom é um exemplo deste mercado em expansão. Fundada há 25 anos em Pompeia como Operadora de Internet, por meio de rádio, agregou primeiro o setor de Telefonia e, nesse ano, incluiu também a TV por assinatura em seu pacote de serviços. Um Combo, aliás, que não tem referencial e nem oferta semelhantes no mercado tradicional, de TV a Cabo (rede coaxial comum) ou por Satélite (antena parabólica).
O 3 Play da Life Telecom é o único que chega por meio de cabos de fibra óptica (FTTH), que oferece dados em banda larga e ultra banda larga, sem perda ou oscilação de sinal; telefonia fixa inteligente e adequada ao perfil de uso de cada consumidor; e a mais inteligente e funcional das TVs por assinatura, oferecida por meio de IPTV (Televisão com Protocolo de Internet), que além dos canais pagos, oferece interatividade, serviço de gravação de programas, com possibilidades de expansões para videomonitoramento (serviços disponíveis para condomínios), integração com a Internet, entre outras opções de interatividade nunca vistas antes.
CONGRESSO
O diretor Luis Eduardo Diaz inclusive defendeu na última semana em Recife, no Congresso da NEOTV 2015, que todo este sucesso em torno dos acessos de TV por Assinatura no Brasil tem uma causa primordial: é porque o telespectador está mudando sua forma de “ver” televisão.
“O modo de se assistir televisão hoje em dia não é mais o mesmo, as pessoas querem cada vez mais ter o poder de escolher a forma, o lugar, o momento e o conteúdo que querem assistir e, inclusive, poder participar, interagir. Querem cada vez mais ser livres para decidir, como já fazem na Internet. E a indústria tem que se adequar a isso para se manter no mercado."
Para ele, a interatividade na televisão é irreversível, principalmente vinculada à Banda Larga e tecnologias de alta capacidade e qualidade nos serviços, como o da Fibra Óptica. Diaz participou nos dias 3 e 4 deste mês como palestrante convidado no Congresso de TV por Assinatura da NEOTV, em Recife.
A Associação NEOTV congrega cerca de 150 empresas entre Operadores de TV por Assinatura, Provedores de Internet, fornecedores de soluções e serviços, fabricantes/distribuidores de equipamentos e distribuidores de conteúdo (canais pagos).
Os Associados da categoria Operadores de TV por Assinatura e Internet banda larga atuam em mais de 922 cidades, com cobertura em 57% dos domicílios no Brasil, dando a NEOTV uma abrangência nacional. A Life Telecom é uma das pioneiras deste grupo e também pioneira em trazer estas soluções tecnológicas em telecomunicações para a região (Garça, Marília, Quintana, Ocauçu, Oriente, Pompeia e Vera Cruz).
INFORMAÇÕES:
Life Telecom, (14) 3402-9700 (Marília), (14) 3405-1600 (Pompéia) e (14) 3407-4800 (Garça), ou pelo site www.life.com.br.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





