Um alívio para o fraco ano do comércio

Compartilhe:




O Natal se aproxima e traz a última oportunidade do ano

 

De janeiro a agosto deste ano, o faturamento real das micro e pequenas empresas caiu 1,2% em relação a igual período de 2013. No comércio, o recuo foi ainda mais forte, de 5,5%, na mesma base de comparação, segundo a mais recente pesquisa do Sebrae-SP.

 

Péssima constatação para o empreendedor...

 

Porém, há um alento nesse cenário: o Natal se aproxima e traz a última oportunidade do ano para os varejistas compensarem os resultados desanimadores. Contudo, para aproveitar a data, o planejamento deve começar agora, já que envolve providências relativas a todos os aspectos da loja, como visual, organização, atendimento, etc.

 

Como a ideia é elevar os ganhos, chame a atenção do consumidor.

 

Uma iluminação de destaque na fachada é bem-vinda. A vitrine deve não só espelhar o clima de Natal, mas contar uma história, uma cena ligada à data.

 

Exponha os produtos com equilíbrio, ocupando bem os espaços sem prejudicar a circulação tampouco deixando a loja com aparência de vazia.

 

Treine sua equipe para receber bem, com educação, paciência, interesse, prontidão e conhecimento do que é vendido.

 

Destine uma verba para divulgar seu negócio nas diferentes mídias (site, redes sociais, rádio, jornal, panfletos, mala direta, faixas, etc.).

 

Enfim, seja criativo e procure dar ao cliente o que você gostaria de encontrar em uma loja.

 

Por: Bruno Caetano /  Diretor superintendente do Sebrae-SP

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.