Além de oficinas, três exposições temporárias representam histórias de inclusão, resgatam memórias e valorizam a arte indígena
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, tem uma programação ideal para quem busca desenvolver novas habilidades artísticas durante o período de férias escolares. Há oficinas de contação de histórias, de criação de máscaras de papelão e de dança.
Além disso, durante o mês de janeiro, o museu promove exposições temporárias que visam colocar o público em contato com diversas manifestações artísticas indígenas que valorizam a tradição dos povos originários.
As atividades são gratuitas, com a possibilidade de ingresso voluntário.
Confira a programação do projeto “Férias no Museu” para os próximos dias:
Oficina de contação de histórias e esculturas de balões
- A atividade promove uma oficina sobre técnicas de contação de histórias infantis, seguida pela distribuição de bexigas de vários formatos, como flores, cachorrinhos, chapéus, espadas, entre outros. A ideia é ilustrar a apresentação com os balões e proporcionar uma experiência mais rica e lúdica para o público infantil.
- Data: 16 de janeiro (terça-feira)
- Horário: das 9h às 11h
Oficina de criação e pintura de máscaras de papelão
- Com o uso de papel e papelão, essa oficina ensina técnicas de modelagem, texturização, pintura e finalização de máscaras africanas, elementos de profundo significado cultural que remetem às raízes de grande parte da população brasileira.
- Data: 17 de janeiro (quarta-feira)
- Horário: das 9h às 11h
Oficina de dança brincante
- Uma oficina para as crianças aprenderem movimentos de danças e ritmos africanos e afro-brasileiros O objetivo é relacionar essas manifestações culturais e artísticas com a educação corporal.
- Data: 18 de janeiro (quinta-feira)
- Horário: das 9h às 11h
Circuito do brincar:
- Uma oficina lúdica que integra elementos naturais, como a prática de jardinagem (plantio de feijão ou alpiste) e atividades recreativas inspiradas nesses elementos, proporcionando uma experiência educativa e divertida para as crianças.
- Data: 19 de janeiro (sexta-feira)
- Horário: das 9h às 11h
Exposições temporárias
“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista"
A exposição de grafismos indígenas destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das terras indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá.
Além do aspecto estético, a exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural.
Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”
A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros objetos. Algumas cerâmicas já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970; já outras obras contemporâneas foram adquiridas ao longo dos anos.
Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente.
“Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora”
A exposição reúne uma coleção de bonecas africanas confeccionadas com materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, que envolve pessoas cegas na criação das bonecas, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que conta com a participação ativa de idosos na concepção das obras de arte.
- Datas das exposições: até o dia 31 de janeiro
- Horário: terça a domingo, das 9h às 18h
Conheça o Museu Índia Vanuíre
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena.
Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento:
Terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã
Informações: (14) 3491-2202
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





