Trote Solidário da Unimar: Acadêmicos revitalizaram a Escola Estadual Antônio Augusto Neto

Compartilhe:




Evento mobilizou mais de 250 acadêmicos, professores, coordenadores e colaboradores, além da comunidade local, em um mutirão da cidadania.

A Universidade de Marília realizou a 11ª edição do Trote Solidário, um mutirão da cidadania que tem o objetivo de despertar o lado humanístico da comunidade acadêmica, bem como criar ambientes, em escolas públicas, que vão apoiar o desenvolvimento educacional dos alunos.

Este ano, o projeto foi realizado na Escola Estadual Antônio Augusto Neto, local que vem sofrendo com a falta de repasse de verba do governo estadual e federal.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o Trote Solidário é uma grande oportunidade para os acadêmicos e para a comunidade.

O trote solidário é um dos principais eventos de integração acadêmica da Unimar. Ele é tradicional na nossa cidade, favorecendo a comunidade. No Trote Solidário não vestimos a camisa de um curso específico, vestimos todos a camisa Unimar, a camisa do bem para comunidade. Eu gostaria de agradecer a secretaria estadual de educação pela parceria de sempre”, destaca.

O Trote Solidário da Unimar começou há 13 anos. Em 2020, a ação já seria realizada na Escola Estadual Antônio Augusto Neto, mas precisou ser cancelada, uma semana antes, por causa da pandemia do coronavírus. Agora, com a retomada das atividades, após a campanha de imunização, o projeto foi retomado.

Mutirão na escola

De acordo com um dos coordenadores do Trote Solidário, o analista de atendimento Wladimir Belo, há mais de um mês a equipe trabalhou intensamente. 

A escola ganhou nova pintura nos pátios, interno e externo, horta comunitária, sala de aula ao ar livre, reforma dos banheiros femininos e masculinos, projeto de jardinagem e a “sala maker”, que vai possibilitar aos alunos a criação de projetos de transformação e inovação.

A diretora da Escola Estadual Antônio Augusto Neto, Vanessa de Lima Oliveira, estava emocionada com a ação. Para a Dirigente de ensino da regional Marília, Ana Luiza Bernardo Guimarães, não há como deixar de ficar emocionado com o projeto. 

Os acadêmicos, docentes e acadêmicos da curso de Arquitetura e Urbanismo, junto aos curso de Engenharia Agronômica, foram os responsáveis por criar todo o projeto de revitalização e criação de ambientes da escola, além da organização das frentes de trabalho durante a ação.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, professor Fernando Neto, o Trote Solidário foi planejado e realizado com muito empenho por todos os voluntários. Ainda segundo o coordenador, o trabalho começou antes do grande dia, com a preparação dos alunos. 

Atividades na escola

Ao longo do dia, refeições foram preparadas pelo curso de Gastronomia da Unimar EAD para os voluntários. Empresas da cidade também contribuíram com a ação. Nossos agradecimentos ao Palácio das Tintas, GM Caçambas, Padaria São Judas, Igreja Bola de Neve e First Love.

A equipe do HI Cores também apoiou a ação, sendo responsável pela pintura da escola. O proprietário da empresa, o Valdeir Henrique Inácio, disse que foi uma experiência maravilhosa. 

A equipe da BBG Construtora, que também apoio o projeto, foi responsável pela construção da acessibilidade aos espaços externos da escola. Para o proprietário, Darwin Bellusci Neto, o Trote é uma ação em que todos ganham.

Mais de 250 alunos participaram do mutirão da cidadania, junto aos coordenadores, docentes e a comunidade. Para o aluno do curso de Medicina Veterinária, Pedro Henrique, foi um dia de muita aprendizagem. 

O acadêmico do curso de fisioterapia da Unimar, Emerson Lopes da Silva, estava muito feliz em contribuir com a comunidade. 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.