Triste realidade: Marília só tem duas vagas em UTI Covid pelo SUS

Compartilhe:

Mesmo com ampliação, HC só tem uma vaga. Em uma semana cidade tem quase 1.800 novos casos positivos.

O que as autoridades médicas temiam aconteceu: a Covid-19 "está de volta" e novamente com força total em Marília. Mesmo com a ampliação do Hospital das Clínicas (de 20 para 32 leitos de UTI) a cidade estava dispondo hoje de apenas dois leitos de urgência pelo SUS e mais cinco por meio de convênios/particulares. Dos leitos de enfermaria, apenas cinco estavam disponíveis nesta sexta-feira, dos quais quatro pelo SUS, no Hospital das Clínicas.

Além das internações, outra estatística é preocupante. Após uma semana, finalmente a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu atualizar os números da doença que estavam parados por causa de um "apagão" do Ministério da Saúde.

Nesse período, foram confirmados 1.792 novos casos da doença e agora Marília está com 40.270 casos positivos, o que representa cerca de 17% da população mariliense.

O Hospital das Clínicas confirmou o aumento no número de leitos de UTI, ou seja, passando de 20 para 32 disponíveis.

Foram 12 reativados após a doença ter dado uma "trégua" por alguns meses. Todavia, desse total, 31 estão ocupados, ou seja, quase 97%, bem acima do "limite" que a própria diretoria fixou (80%) de definir novas ampliações.

Nesta tarde, a assessoria de imprensa do hospital informou que essa demanda "extra" será analisada pelo gestor regional.

Os leitos de UTI SUS (envolvendo HC, Hospital Uiversitário e Santa Casa) atingiram hoje 94,7% de ocupação e, dos clínicos, 89,4%.

Em relação aos particulares, apenas as UTIs ainda permanecem na faixa "amarela" (58,3% - com cinco vagas disponíveis no Hospital Universitário), enquanto que os clínicos a taxa é de 93,7%, isto é, apenas um leito para atingir a capacidade total. 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.