Transporte de crianças em veículos tem novas regras de segurança a partir de hoje

Compartilhe:




A Eixo SP Concessionária de Rodovias está alertando os usuários das rodovias sob sua concessão que a cadeirinha para transporte de crianças em automóveis passa a ser obrigatória até os 10 anos de idade. A exceção são as crianças que já atingiram 1,45m de altura antes dos 10 anos.

A nova medida vale a partir desta segunda-feira e prevê pena de 7 pontos na carteira de motorista e multa de R$ 293,47 para seu descumprimento.

Acidentes de trânsito são a maior causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

São 3.300 óbitos por ano e 112 mil acidentes não fatais, de acordo com levantamento da ONG Criança Segura Brasil, baseado em dados do Ministério da Saúde de 2018.

Dicas de segurança

Como ainda há muita dúvida sobre o transporte de crianças nos carros, confira algumas dicas da ONG Criança Segura: 

Instalação correta

A cadeirinha é fixada ao banco do veículo utilizando o cinto de segurança de três pontos.

Com o dispositivo instalado, dê uma boa balançada na base dele. Em uma instalação correta não há movimentos maiores que 2,5 cm.

Também tenha certeza de que o cinto que prende a criança na cadeirinha esteja afivelado corretamente e bem ajustado – rente ao corpo e sem folgas.

Não vire o bebê conforto para frente

A posição na qual o bebê-conforto é instalado – de costas para o movimento – é a mais segura para a criança dentro de um carro.

Não se preocupe se as perninhas ficarem dobradas quando ela estiver no dispositivo. Do ponto de vista da segurança, não tem problema.

Troca do bebê conforto pela cadeirinha

A criança deve utilizar o bebê-conforto até atingir o limite de peso máximo para o dispositivo, que geralmente é de 13kg, o que ocorre por volta de um ano de idade.

Outra indicação para a troca do equipamento é se o topo da cabeça da criança ultrapassar o limite do bebê-conforto.

Quando tirar o assento de elevação

Os bancos e cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger adequadamente pessoas com mais de 1,45m. Portanto, se a criança ainda não possui essa altura, ela precisa utilizar o assento de elevação para que o cinto de segurança passe pelas partes corretas do corpo – quadril, centro do peito e ombro.

Atenção com objetos dentro do carro

Eles podem ferir o rosto da criança caso haja alguma freada brusca ou colisão. Durante a viagem ou passeio de carro, ao invés de usar o tablet, que tal fazer brincadeiras, cantar e conversar com a criança de maneira a desencorajá-la a usar esses objetos?

Assim, a viagem ou passeio ficam muito mais divertidos e seguros!

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.