Município reduziu em 71% o número de mortes nas vias com melhoria de sinalização focada em pedestres
Como resultado do trabalho realizado pela Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Marília terminou o ano de 2019 com uma drástica redução no número de mortes no trânsito – perímetro urbano. Foi o menor indicador em cinco anos, com uma redução de 71% nas mortes.
Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). A série histórica observa o período entre 2015 e 2019, sendo que no ano passado foi registrado o menor número de óbitos.
No primeiro ano do levantamento foram 28 mortes no trânsito urbano. Nos últimos 12 meses, já com o sistema semafórico que prioriza pedestres em funcionamento, foram oito ocorrências desse tipo.
“Nós queremos zerar. São vidas preciosas e cada uma delas que se perde no trânsito representa dor e sofrimento para as famílias. Nestes últimos anos, conseguimos reduzir esse mal terrível. Com o compromisso, a responsabilidade e o planejamento da Emdurb, conseguimos salvar muitas vidas”, destacou o prefeito Daniel Alonso.
Conforme destacou o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, a queda no número de óbitos nas ruas e avenidas é resultado de uma política de valorização do pedestre.
“Quando instalamos semáforos, por exemplo, não estamos pensando primeiramente no motorista, mas sim no pedestre. Primordialmente no pedestre, que é o elo mais fraco no trânsito”, destaca. Além disso, são realizadas ações permanentes de educação no trânsito, como multa moral e cidade mirim.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





