Torcedor do MAC acusado de gordofobia em jogo no Abreuzão é identificado e caso vai parar na polícia

Compartilhe:

A Federação Paulista de Futebol deve analisar quais as providências que serão tomadas após a denúncia de ofensas gordofóbicas por parte de um torcedor durante a partida entre Marília e Linense, pelo Campeonato Paulista sub-12, no Abreuzão. O juiz chegou a interromper a partida e mencionou o incidente na súmula da partida.

O caso aconteceu no último domingo, no estádio Bento de Abreu, em Marília, em partida que terminou com vitória do time da casa por 2 a 0. Pelo regulamento da competição, após o tempo normal, há uma disputa de pênaltis para a concessão de um ponto extra, esta vencida pelo Linense por 4 a 1.

O episódio foi registrado na súmula do jogo pelo árbitro Bruno Alexandre Soto, que relatou ter paralisado a partida e comunicado o diretor da partida, prestando apoio emocional ao garoto.

Confira o relato da súmula:

Informo que aos 50 minutos de jogo o jogador da equipe do Linense me chamou em campo chorando dizendo que a torcida do Marília Atlético clube estava proferindo as seguintes palavras: gordo, x-tudo x-bacon. Imediatamente chamamos o diretor de jogo. Imediatamente a equipe de arbitragem deu todo o apoio emocional ao jogador do Linense, tranquilizamos ele em campo e retornamos a partida.

MAC repudia discriminação

A diretoria do MAC se manifestou em nota o ato de gordofobia e informou já ter identificado o torcedor, inclusive registrado um boletim de ocorrência sobre o caso. O clube disse "repudiar qualquer ato de discriminação", manifestou solidariedade ao garoto, bem como encaminhou cópia do ocorrido à Federação Paulista de Futebol para as medidas cabíveis.

Por sua vez, o
 Clube Atlético Linense repudia veementemente qualquer manifestação de discriminação, preconceito ou intolerância. O CAL informa que está acompanhando a apuração dos fatos ocorridos na data de ontem no jogo do Sub-12 em Marília. O clube espera que o MAC e a FPF reforcem as medidas educativas de conscientização dos torcedores. Com informações do G-1. Fotos: Matheus Dahsan

O que é gordofobia?

Gordofobia é o preconceito, discriminação e hostilidade direcionados a pessoas gordas devido ao seu peso. Essa forma de discriminação pode se manifestar em atitudes, falas, representações negativas e barreiras para a inclusão de corpos gordos. Ela pode ter impactos negativos na saúde mental e social das pessoas gordas, levando à exclusão e à negação de seus direitos. 

No Brasil, a gordofobia não é considerada crime em si, mas pode ser enquadrada em outras leis, como injúria ou danos morais, caso haja ofensa à honra da pessoa. Atualmente, existem projetos de lei que buscam criminalizar a discriminação por peso, mas ainda não foram aprovados. 

 

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.