Bruna Gimenez dos Santos*
Para abordarmos a importância da ética na educação escolar é preciso trabalhar um conceito de ética na atual realidade, isto pelo fato de que é comum as pessoas desconhecerem o seu real significado, atribuindo-lhe um sentido errôneo ou não condizente com o momento.
Segundo Mário Sérgio Cortella, “A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar, avaliar.” Neste mesmo sentido, Aurélio Ferreira afirma eu a ética é: “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Enfim, podemos considerar que, sendo a palavra ética derivada do grego, significa aquilo que pertence ao caráter da pessoa. Os latinos atribuíram a esta virtude a palavra moral.
Basicamente e em uma perspectiva geral, a ética seria um dos princípios teóricos para a inter-relação humana, sendo do meio social para com a pessoa, conferindo-lhe a capacidade de discernimento moral sobre o que é certo ou errado.
Atualmente, as instruções de ensino afrontam um grande desafio para a formação ética e moral dos alunos cidadãos, que estão inseridos em uma sociedade em que se perpetua barreiras sociais, conflitos e interesses pessoais. Essa série de fatores exige deste cidadão uma intensa reflexão e conscientização de seu senso ético e moral. É necessário que este protótipo educacional não esteja somente na democracia formal (legislação), mas que seja idoneamente praticada na democracia substancial, de forma a buscar a implementação dos direitos postos na Constituição Federal de 1988.
Para obter a integração da democracia social, é fundamental que a escola, além de garantir a formação acadêmica, também inclua em seu modelo de aprendizagem a responsabilidade de educar e formar cidadãos com seus valores éticos e morais que possam ter uma preocupação com o bem comum da sociedade.
Um trabalho pedagógico que os levará à reflexão sobre as problemáticas sociais com a busca de eventuais práticas de soluções, por meio de sua efetividade e participação política, além de viabilizar a formação do desenvolvimento humano, possibilitando a estruturação e construção de uma democracia social, com a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
* Bruna Gimenez dos Santos
Bolsista PIBIC-EM - CNPq/Univem
Aluna do Colégio Bezerra de Menezes
Coorientação Mestrando João Victor Nardo Andreassa
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





