O autoteste para detectar a presença do vírus HIV no organismo deve estar disponível em farmácias de todo o País até o fim do mês. O produto, que custa entre R$ 60 e R$ 70, pode ser comprado sem receita médica, e a testagem produz resultado 10 minutos após o sangue entrar em contato com o reagente. O Brasil é o primeiro país da América Latina e Caribe a disponibilizar o autoteste em farmácias.
Para a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, o produto é uma ferramenta importante para aumentar a capacidade de diagnóstico do vírus. Identificar a presença do HIV em 90% das pessoas infectadas é uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020.
A diretora explica que o produto não será comprado pelo ministério para ser disponibilizado em unidades de saúde por causa do seu preço.
Kit em farmácias - Segundo a farmacêutica Orange Life, que produz o kit no País, a distribuição será levada a São Paulo e Espírito Santo nesta semana, para depois expandir-se para o restante do território nacional.
Segundo a empresa, o teste tem 99,9% de precisão, mas só detecta a presença do HIV ao menos 30 dias após a relação sexual em que houve a transmissão. Antes disso, o organismo do indivíduo ainda não produziu anticorpos - e são eles que apontam a presença do vírus durante o teste. Da Agência Brasil.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





