Tempestade provoca estragos em cidades do Paraná e também preocupa a região de Marília

Compartilhe:




Um temporal, com possibilidade de ter sido até um tornado, atingiu cidades do Paraná no final da tarde desta sexta-feira (7), causando grandes estragos. A preocupação também ocorre em Marília e região, onde o tempo mudou agora à noite, com um "festival" de raios, relâmpagos e nuvens carregadas (cumulonimbus ou CB - veja o que é abaixo).

A chuva intensa veio acompanhada de rajadas de vento destrutivas e da queda de granizo, exigindo atenção máxima da população.

Em Rio Bonito do Iguaçu (foto), o temporal causou vários danos. Em torno de 60% das residências e prédios da cidade foram danificados ou completamente destruídos com a força do vento que atingiu a cidade no fim da tarde desta sexta-feira (7) e destelhou casas, derrubou árvores, postes e estruturas de alvenaria, além de deixar ruas intransitáveis.

Veja imagens clicando AQUI.

Já no município vizinho de Porto Barreiro, o cenário foi marcado pela queda de granizo, que atingiu lavouras. Ainda não há um balanço oficial de desabrigados, mas a intensidade da chuva e do vento indica que os estragos são significativos. 

Temporal na região de Marília

De acordo com o radar do IPMet (Centro de Meteorologia da UNESP de Bauru) existe alerta de chuva forte com queda de granizo em Marília e Vera Cruz nos próximos 30 minutos.

Nuvens carregadas ocorrem em toda a região, com muitos raios e relâmpagos. 
Confira o alerta que começou às 21h44 e é válido por 30 minutos:

  • Possibilidade de chuva forte com granizo: Marília, Vera Cruz.
  • Possibilidade de chuva forte com granizo: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo;
  • Possibilidade de tempestade: Bernardino de Campos, Piraju, Sarutaiá;
  • Possibilidade de tempestade: Gália, Garça, Presidente Alves.

O que é um CB?

A nuvem Cumulonimbus (CB) é uma nuvem de tempestade de desenvolvimento vertical intenso, conhecida por ser a mais perigosa para a aviação. Ela se estende desde perto do solo até os níveis mais altos da atmosfera, podendo gerar chuva forte, granizo, ventos fortes, rajadas de vento e descargas elétricas (raios). Devido aos perigos que apresenta, como turbulência severa e granizo, os pilotos são instruídos a evitá-la e a manter uma distância segura.  

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.