O Governo de São Paulo, por meio da Tabela SUS Paulista, tem fortalecido o acesso da população à saúde, ampliando a oferta de serviços e reduzindo filas e deslocamentos. No primeiro ano de vigência, o programa repassou um valor histórico de R$ 4,3 bilhões para o estado. Somente na região de Marília, mais de R$ 207 milhões foram destinados a 43 instituições conveniadas ao SUS, reforçando a rede de atendimento.
A iniciativa inédita, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde, remunera até cinco vezes mais as instituições filantrópicas, quando comparado à tabela nacional, com recursos 100% do Tesouro Estadual, repassados para os procedimentos realizados via SUS.
Para Rennan Squariz, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Tupã, o programa trouxe impacto positivo direto na população.
“Houve um crescimento médio de 12% na produção geral, o que resultou no aumento da oferta de serviços eletivos, em especial os exames de ultrassom e tomografias, além das cirurgias. A Tabela SUS Paulista também possibilitou a compra de aparelhos de anestesia, eletrocardiogramas, macas, ventilador pulmonar e sistema para tratamento da água da hemodiálise”, ressalta.
Redução de filas
O programa tem viabilizado a diminuição de filas, o aprimoramento da qualidade do atendimento e a garantia do acesso a uma saúde pública de excelência mais perto da casa dos pacientes.
“A entidade, que antes realizava em média 30 cirurgias mês, chegou a realizar 100 cirurgias no mês por meio do programa, como as oftalmológicas e de vasectomia. Além disso, o aporte financeiro proporcionou investimento em melhorias estruturais, impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado ao paciente”, explica Celia Maria Marafiotti Netto, diretora do Departamento Regional de Saúde de Marília.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





