Supermercados comemoram dia nacional

Empresas intensificam promoções e tentam repassar o mínimo do preço aos clientes.
Compartilhe:




Os supermercados estão comemorando nesta quinta-feira (12) o Dia Nacional dos Supermercados, data que marca a entrada em vigor da lei que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País (há 48 anos). De acordo com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) hoje as empresas do setor trabalham com promoções toda semana e estão trabalhando para repassar o mínimo do preço aos clientes.

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.260 associados, que somam mais de 2.830 lojas, empregando 518.782 pessoas. De acordo com a entidade, cerca de 30% do faturamento do segmento supermercadista no País vem de São Paulo, ou seja, 1,56% do PIB brasileiro.

A aproximação do período de vendas natalinas cria uma expectativa no setor supermercadista. A perspectiva de empresários do setor de supermercados é de vendas fracas no Natal deste ano, praticamente estáveis ante o ano passado.

Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com supermercadistas concluiu que a projeção é de crescimento real de 0,4% ante o mesmo período de 2014. No ano passado, as vendas em dezembro cresceram 2,94% ante dezembro de 2013 e mesmo assim frustraram as estimativas. Na época, os empresários esperavam alta real de 7,2% no Natal.

A expectativa mais fraca está se refletindo na composição dos estoques nos varejistas. De acordo com a Abras, a maioria dos empresários do setor tem visto estabilidade nas compras junto a fornecedores para os estoques de Natal.

APAS MARILIA

A entidade possui  51 empresas associadas na região de Marília, totalizando 92 lojas, em 51 cidades. Em 2013, a região de Marilia foi responsável por 1,7% do faturamento do setor supermercadista no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,3 bilhões.

Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 8 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Marilia o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 401 milhões, o que equivale a 30% da região e 0,50% do faturamento de todo o Estado de São Paulo. O diretor da APAS Regional Marília é o supermercadista Antônio Carlos Colatto.





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.