Números da vacinação, situação dos leitos de UTI e prestação de contas sobre investimentos na Saúde foram os temas principais da apresentação.
O Superintendente do DHS de Pompeia, Adalberto de Oliveira Bento, participou de reunião na Câmara Municipal, apresentando os principais dados do combate a pandemia do novo Coronavírus no município.
Adalberto apresentou dados detalhados sobre receitas, despesas e investimentos, e elencou, uma a uma, as ações do Município no enfrentamento à COVID-19.
A prestação de contas ocorreu no momento em que o país completa um ano em meio a pandemia e alcança os piores índices de internações e, lamentavelmente, bate recordes negativos em números de mortes.
“Estamos diante da maior crise de saúde pública dos últimos tempos. Antes, tínhamos a dengue, atendimentos, exames e medicamentos. Agora, temos a Covid-19, que esse mês completa um ano em todo o país. Em Pompeia, tivemos, infelizmente, 13 óbitos, mas conseguimos evitar um dano maior mediante ações precoces e eficazes tomadas neste enfrentamento, desde a distribuição de máscaras para toda a população, álcool gel em repartições, indústria e comércio, sanitização das ruas e espaços de maior aglomeração e blitz de orientação na entrada da cidade e em outros pontos de maior circulação”, lembrou Adalberto.
Resultado dos esforços
Durante a apresentação, o superintendente explanou ainda sobre os números de vacinas aplicadas, doses recebidas e um comparativo da mortalidade em toda a região. Segundo ele, o trabalho realizado pelo DHS e pela Santa Casa do Município, em conjunto com a Prefeitura Municipal, foi importante para evitar um número ainda maior de óbitos.
“Conseguimos estabelecer em todas as Unidades de Saúde, um fluxo de atendimento exclusivo para o Covid, desde o seu início. Compramos respiradores e EPIs. Inauguramos 2 novas UBSs e estamos preparando a inauguração da terceira, que são importantíssimas neste enfrentamento. Adquirimos materiais de uso médico e hospitalar, contratamos mais profissionais, e disponibilizamos mais exames e medicamentos de prevenção e tratamento, principalmente de síndromes gripais. Estamos adiantados em relação ao cronograma de vacinação do estado, e a partir desta sexta-feira (19/3) já estaremos vacinando idosos entre 70 e 73 anos. Tudo isso graças a um esforço sem precedentes, coletivo, de toda a sociedade, em especial, possível graças ao trabalho de todos os nossos servidores e os servidores da Santa Casa. Somos parceiros e, por isso, queremos pedir encarecidamente a colaboração de toda a população para que juntos vençamos este problema”, pontuou.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





