Com mais de 16 mil empregos diretos gerados, segmento será destaque na APAS Experience, realizada em julho na cidade
O setor supermercadista da Regional Marília da Associação Paulista de Supermercados (APAS) vem apresentando desempenho acima da média estadual e ganhando cada vez mais protagonismo na economia local. Com 574 estabelecimentos ativos em 53 municípios e um crescimento de 3,98% em 2024 (acima da média estadual de 3%), a região consolida-se como um importante polo do varejo alimentar no interior paulista. Para 2025, as projeções indicam um crescimento regional de 6,4% para o segmento.
Os números foram apresentados pela diretoria entidade, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (17), horas antes do início, em Marília, de mais uma edição a APAS Experience 2025, evento que reúne supermercadistas e fornecedores.
Erlon Ortega, Sérgio Reis, Felipe Queiroz (economista-chefe da APAS) e Eduardo Ariel (diretor de Serviços aos Supermercados e Relações Institucionais).
O presidente estadual da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Erlon Carlos Godoy Ortega, destacou a importância do evento. Ele enfatiza que, além da troca de experiências entre os supermercadistas e acesso ao conhecimento, também abre espaço aos pequenos e médios fornecedores apresentarem seus produtos, fechando novos negócios.
Sobram vagas
O avanço no número de unidades foi acompanhado pela geração de empregos: somente no ano passado, foram criados 901 novos postos de trabalho, totalizando aproximadamente 16,5 mil empregos diretos gerados pelos associados da APAS na região. Esses números reforçam o papel estratégico do setor supermercadista na movimentação da economia regional, que representa cerca de 2% do PIB do Estado de São Paulo.
Diretores da APAS durante entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira.
Outra informação apresentada, na coletiva de imprensa, é que existem hoje 34 mil vagas nos supermercados que não foram foram preenchidas por diferentes motivos: falta de mão-de-obra qualificada (mesmo com os cursos oferecidos pela APAS), a necessidade de expansão das empresas do setor e, ao mesmo tempo, porque muitas pessoas não conseguem se adaptar aos horários.
Aliás, a APAS está defendendo junto ao governo federal mudanças na legislação trabalhista que permita uma flexibilização de horário, ou seja, a criação do "horista" - trabalhadores que preferem trabalhar por apenas determinados horários do dia devido a outras atividades, como estudos. "Seria importante porque teríamos condições de atender melhor os clientes nos horários de pico", explicou o presidente estadual da entidade.
APAS Experience
Com esse pano de fundo, Marília será palco da primeira edição da APAS Experience 2025, evento itinerante que promove a integração entre supermercadistas e fornecedores, com foco em negócios sustentáveis, inovação e desenvolvimento regional.
A edição local está sendo realizada nesta quinta-feira (dia 17), no Golden Palace Eventos, reunindo cerca de 800 participantes. Para Sérgio Reis da Silva (foto), diretor da Regional Marília da APAS, o evento é um reflexo do bom momento vivido pelo setor na região:
“A APAS Experience reforça a importância de valorizar os fornecedores e supermercadistas locais. É uma oportunidade de fortalecer parcerias e ampliar o acesso a conhecimento e oportunidades de negócio”.
A APAS Experience integra o calendário oficial da associação e passará por todas as 16 distritais e regionais do Estado de São Paulo no segundo semestre.
Em 2024, a edição mariliense do evento contou com 36 patrocinadores e resultou na doação de 650 quilos de alimentos e produtos para a ONG Alimento Sim, Fome Não, beneficiando centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288