Sete itens de segurança indispensáveis para quem vai pilotar uma moto

Para lazer ou trabalho, pilotar moto exige segurança. Confira os itens indispensáveis, com qualidade e conforto.
Compartilhe:




Andar de moto pode ser uma atividade muito divertida, mas também um meio de locomoção e de trabalho para muitos. Investir em itens de segurança é indispensável para aqueles que querem ou precisam da moto nas tarefas do dia a dia.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Conselho Nacional do Trânsito (Contran) exigem o uso de capacete e de vestuário adequado para motociclistas profissionais ou não. Porém, nenhuma das normas legais aponta com precisão o que é considerada uma vestimenta adequada para quem pilota moto.

A lista a seguir mostra equipamentos indispensáveis para andar de moto com segurança, apontando itens comumente considerados os mais adequados à atividade. Item obrigatório, o capacete é o primeiro equipamento fundamental.

Capacete

Tanto o CTB quanto o Contran determinam que o capacete deve ter selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), além de faixas refletoras nas laterais e atrás. Não é permitido adicionar películas na viseira. Para uso noturno, ela deve ser transparente, no padrão cristal.

O melhor capacete é aquele que veste bem o condutor da moto. O equipamento deve estar sempre justo na cabeça, pois quando folgado, corre o risco de cair em acidentes ou colisões. Para prezar o conforto, é ideal estar atento ao forro e a vedação em torno da orelha. Um teste do capacete em movimento permite que o condutor perceba se há alguma pressão da velocidade ou ruídos do vento e do motor, como também ajuda a verificar o sistema de ventilação.

Capacetes de cores claras esquentam menos e são mais visíveis. A maioria é feita de plástico injetado, mas há opções mais caras em multifibras, que tornam os equipamentos mais leves e resistentes. Embora existam opções de capacetes de R$ 400 a R$ 1.600, o ideal é escolher o equipamento que funciona melhor para cada piloto.

Óculos escuros

O uso de óculos de proteção é obrigatório no caso de capacetes sem viseira e eles não podem ser substituídos por óculos comuns. No entanto, mesmo ao usar capacetes com viseira, o condutor deve estar atento à proteção extra. Óculos com armação de acetato são mais indicadas, pois evitam perfurações. Lentes de policarbonato e óculos anatômicos no nariz representam menos riscos.

Jaqueta

Jaquetas de couro são mais do que estilosas. O material é um dos mais resistentes do mercado e protege em caso de quedas. O couro ainda ajuda a aquecer os motociclistas, sempre submetidos a condições climáticas que podem não ser favoráveis. Com o avanço da tecnologia, opções de jaquetas impermeáveis, feitas de tecidos sintéticos, são indicadas para enfrentar chuvas pelo caminho. Diversos modelos de jaquetas trazem entradas de ventilação e são apropriadas para o verão. Outros oferecem reforço nos cotovelos, ombros e costas, garantindo mais segurança.

Calças reforçadas e impermeáveis

A parte debaixo do vestuário também é importante. Calças jeans comuns podem funcionar bem no dia a dia, mas para andar de moto, é melhor escolher um produto especial. Há opções de calças no mercado que contam com tecidos resistentes à abrasão e reforço nos joelhos, canelas e quadril. Calças impermeáveis podem ser compradas em conjunto com jaquetas. Os modelos devem ter o comprimento um pouco maior que as pernas, para garantir a flexibilidade e a cobertura do corpo quando o condutor está acomodado na moto.

Luvas - Mãos protegidas são essenciais mesmo em passeios curtos e o mercado oferece diversas opções de luvas para andar de moto. Entre os materiais mais usados estão couro, nylon e cordura impermeavel. Os acessórios funcionam aquecendo as mãos em más condições climáticas e evitando que o suor faça o piloto vacilar em alguma manobra. Caso esquentem demais, há luvas com reforço apenas nas palmas e na parte superior dos dedos.

Polainas - Contra pés molhados, as polainas são usadas para evitar que a chuva encharque os pés do condutor. Normalmente são feitas de plástico ou pvc, são impermeáveis e revestem toda a bota em dias molhados. Há também a opções de capas de proteção exclusivas para calçados, que funcionam da mesma forma.

Botas Item fundamental, as botas para motoqueiros não são calçados quaisquer encontrados em sapatarias. Produzidas para proteger especialmente pés e tornozelos, elas são feitas de materiais reforçados, com costuras e proteções extras específicas.

Botas de seguranças são normalmente impermeáveis, de uso profissional e feitas em materiais resistentes como pvc e couro. É importante que sejam antiderrapantes, com solados e calcanhares com ranhuras, garantindo mais segurança.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.