Seringueira histórica no centro de Marília é isolada

Compartilhe:

A histórica seringueira da praça Saturnino de Brito, no centro de Marília, considerada uma das mais antigas árvores da cidade, está isolada. A decisão foi tomada pela Prefeitura após a queda de galhos que colocam em risco a vida de pessoas que passam pelo local.

Com sua beleza imponente e que faz parte do cartão postal de Marília, a seringueira da praça Saturnino de Brito é, na verdade, uma "falsa seringueira" já que o seu nome científico é ficus elástica (pode medir de 15 a 20 metros de altura, com tronco curto e grosso. Trata-se de uma das plantas de interior mais populares do mundo.


A falsa seringueira é um dos cartões postais de Marília.

Na cidade, essa árvore está imune ao corte deste setembro de 1997, ou seja, há mais de 27 anos. Ela chegou a abrigar animais, como um miquinho-preto, mas também outros indesejáveis, como ratos, o que obrigou a aplicação de veneno no local.

Risco de acidentes

Mas, o problema agora é o risco de acidentes devido a queda de galhos. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram uma vistoria na árvore. Os Bombeiros também foram acionados. De acordo com a Prefeitura, Atualmente, muitos dos seus galhos estão infestados por cupins e, com a intensidade da chuva, acabam ficando encharcados, pesados, despencando ao solo.

Com a queda de galhos nesta quarta-feira (ninguém ficou ferido), a área em torno da seringueira foi isolada. “Devido às fortes chuvas estamos interditando o entorno da seringueira, inclusive os bancos, até que uma análise seja concluída sobre as reais condições desta árvore”, informou a corregedora-geral do Município, Valquíria Galo Febrônio Alves.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.