A redução drástica foi divulgada por meio Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), do Detran-SP
Entre os anos de 2022 e 2024, Marília registrou uma queda no número de acidentes não-fatais de 85%, segundo com o Portal Oficial do Detran - Infosiga. Reflexo das medidas de segurança implementadas pela administração municipal - que têm mostrado um impacto significativo na segurança viária - a boa notícia vem de encontro à Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com dados divulgados pelo Infosiga, o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito do Detran, o controle de velocidade é um dos principais pilares que promovem a segurança do sistema viário. Um pedestre atingido por um automóvel trafegando a 30km/h, por exemplo, tem 95% de chances de sobreviver; esse número cai para 30% quando o veículo em questão está trafegando a 60km/h.
Somente na Avenida das Esmeraldas, uma das principais vias de Marília, em 2022, ocorreram 60 acidentes de trânsito. Já em 2023, ano da instalação dos radares, o número caiu para 41 e, em 2024, houveram apenas 13 acidentes na mesma via
Dados: Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, Infosiga, do Detran-SP
Velocidade e segurança andam juntas
Para se ter uma ideia, em uma colisão a 50km/h, o corpo de uma pessoa bate tão forte que seria como se caísse a 10 metros de altura (o equivalente a 3º andar de um prédio). Em uma velocidade de 100km/h, o impacto equivale a uma queda de 40 metros (que equivale ao 14º andar de um prédio).
Lembrando que, entre 2022 e 2024, a Avenida Sampaio Vidal registrou uma queda de 63,3% em acidentes não-fatais. Outras avenidas principais de Marília, como a Avenida Santo Antônio, Rio Branco e Brigadeiro Eduardo Gomes também tiveram quedas similares na quantidade de acidentes.
Entenda a queda no número de acidentes nos últimos nove anos
Os registros apresentados pelo Infosiga, do Detran-SP, em seu primeiro ano de atuação (2015) registrou 33 mortes em vias municipais da cidade. Dois anos depois, em 2017, esse número caiu para 13 mortes na jurisdição municipal. A queda no número de mortes vem se mostrando contínua, apresentando um registro de 10 mortes para o ano de 2023, tendo sido ainda registrada uma queda acentuada para 5 mortes em 2021.
Já os dados deste ano, 2024, a queda registrada chegou a atingir o percentual de 84,84% comparado ao primeiro ano de dados apresentados pelo Infosiga.
Analisando o primeiro e o último ano de apuração do Infosiga, em 2015, Marília possuía uma frota de 152.482 veículos e foram registradas naquele ano 33 mortes decorrentes de acidentes de trânsito em vias municipais.
Já para o ano de 2023, último ano apurado, quando a cidade já possuía uma frota superior a 184 mil veículos (apesar de um aumento de 31.518 veículos), o sistema informa 10 óbitos*.
*Dentre estes estão incluídos 3 óbitos que não ocorreram dentro de vias públicas, sendo 2 óbitos ocorridos em vicinais e 1 óbito ocorrido dentro do estacionamento de um estabelecimento privado.
O levantamento do Infosiga mostrou ainda que 72% dos marilienses nunca tomou multa em radares.
Sobre a Semana Nacional do Trânsito
Anualmente, entre 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao longo de todo o ano, mas com maior ênfase neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar nossas vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.
Em 2024, a semana traz o tema "A paz no trânsito começa por você". A mensagem educativa visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento de tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




