Direito de ir e vir é de todos: ciclistas, motoristas e pedestres
A Lei 9.503/97, que rege o Código de Trânsito Brasileiro, determina a celebração da "Semana Nacional de Trânsito", anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro.
O objetivo principal é garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, conscientizando a sociedade em relação à incorporação de atitudes e valores que reforcem um compromisso de todos em torno da valorização da vida.
A Semana tem uma abrangência nacional e deve estimular a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.
Durante esse período, diversas ações sociais são realizadas para incentivar a mudança de comportamentos, que são altamente perigosos quando se está dirigindo: agressividade, ingestão de álcool, uso de celular, não obediência às regras de trânsito, desrespeito à sinalização, desatenção ao ciclista e ao pedestre, falta de gentileza, entre outros.
O tema focaliza a proteção à vida de pedestres, já que eles são os usuários das vias públicas que mais ficam expostos aos perigos apresentados pelo trânsito.
A campanha deste ano também serve como um alerta à necessidade de repensar o espaço urbano, considerando a mobilidade dos pedestres de forma acessível e segura.
Estatísticas - Segundo dados do Ministério da Saúde e do Seguro DPVAT, anualmente, mais de 43 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito e esse número aumenta a cada ano. E quando se analisa o cenário de feridos graves em acidentes de trânsito, o resultado é ainda mais alarmante: quase 450 mil pessoas.
Direção Defensiva - Para não se envolver em acidentes, é preciso dirigir com habilidade e aptidão, colocando em prática os deveres do motorista defensivo: conhecer as leis do trânsito, obedecer à sinalização, usar sempre o cinto de segurança, conhecer o veículo que está dirigindo, manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento e abastecido.
Nunca aceitar desafios, não se alterar com provocações, não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas, ver e ser visto, e, por fim, não abusar da autoconfiança.
Defesa também para o bolso - Como evitar acidentes no trânsito depende de todos, mesmo que você aplique os procedimentos de direção defensiva com excelência, ainda assim pode ser envolvido em uma batida de carro por culpa da imprudência de outro motorista.
Nesse sentido, a contratação de um seguro para seu automóvel também é muito importante, pois irá proteger você financeiramente contra despesas acarretadas em função de um acidente.
Colaboração: Rodrigo Carvalho - Jornalista - MTB 55734 (Mestre em Comunicação e Especialista em Marketing)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





