O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, assina nesta segunda-feira (19) em Marília convênios com a Prefeitura voltados ao atendimento das pessoas com deficiência: TODAS in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o Centro TEA Paulista, além de oferecer capacitação técnica a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cuidadores educacionais da rede municipal.
As ações são voltadas às mais de 14 mil pessoas com deficiência que vivem no município, segundo dados do IBGE de 2022. O programa TODAS in-Rede oferece cursos voltados a mulheres com deficiência, com temas como trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, além de capacitação de profissionais que atuam nas redes de proteção.
Já os Polos de Empregabilidade Inclusiva têm como objetivo apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de permanência e desenvolvimento profissional.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, a credibilidade de seu governo tem conseguido trazer investimentos e projetos para Marília, que também já recebeu o governador Tarcísio de Freitas duas vezes em 2025, além de diversos secretários estaduais ao longo do ano passado:
“Estamos retomando o protagonismo de Marília e articulando bons projetos e investimentos para nossa cidade. Essas ações de inclusão vão trazer benefícios a quem mais precisa. Agradecemos o governador Tarcísio e o secretário Marcos da Costa por olharem para Marília com carinho”.
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, observa que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a inclusão:
“Capacitar os profissionais que estão na linha de frente da educação inclusiva e fortalecer programas como o Centro TEA Paulista, o TODAS in-Rede e os Polos de Empregabilidade Inclusiva são fundamentais para garantir direitos, promover autonomia e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em todo o estado”.
Além da assinatura de convênios, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) fará capacitação técnica sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), destinada a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cuidadores educacionais da rede municipal.
A formação acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no dia 20, das 8h às 12h. Cerca de 400 profissionais da rede municipal serão treinados em Marília.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




