Secretaria da Saúde nega que aplicou vacinas vencidas em Marília

Compartilhe:




Ministério da Saúde também emitiu nota descartando qualquer falha. Problema estaria em "erros de digitação". 

A Prefeitura de Marília divulgou nota oficial garantindo que nenhum mariliense recebeu doses de vacinas contra a Covid 19 vencidas na cidade. O próprio Ministério da Saúde emitiu nota com o mesmo posicionamento. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição. 

De acordo com um jornal de grande circulação nacional, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios. 

Conforme apurado pelo Núcleo de Informações da Saúde Municipal de Marília, como em outros casos desde o início da vacinação, houveram erros de digitação de datas e migração entre sistemas do Governo Estadual para o Governo Federal o que dá entender que as mesmas estariam vencidas, mas não estão.

A Secretaria de Saúde tranquiliza e esclarece que todas as doses que são administradas em Marília passam por uma revisão rigorosa de validade para depois serem aplicadas nos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO) orienta que doses aplicadas fora do prazo de validade não podem ser consideradas para imunização, sendo recomendado recomeçar o ciclo vacinal, respeitando intervalo de 28 dias entre as doses. Com informações da Agência Brasil.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.