Saúde mental: terapias integrativas e complementares ajudam na manutenção do bem-estar

Compartilhe:

Especialista do Senac Marília direciona para os principais cuidados neste período.

 

O distanciamento social pode acelerar sintomas de angústia e depressão, por isso a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou neste mês, no Setembro Amarelo, que a pandemia de Covid-19 pode aumentar os fatores de risco para o suicídio.

Dessa forma, incentivou que as pessoas permaneçam conectadas com familiares e amigos e falem abertamente sobre os sentimentos. E em questão de saúde mental, também é importante ressaltar a relevância das Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, como aromaterapia e reiki, para prevenir diversas doenças, entre elas a depressão. Devido à importância dessas práticas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece desde 2018, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos à população.

Com abordagens naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, essas práticas têm ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explica Josiane Guimarães (foto), docente da área de saúde e bem-estar do Senac Marília.

Justamente por aplicar o conceito de saúde humanizada que as Práticas Integrativas e Complementares são de grande ajuda neste momento de distanciamento social. Josiane avalia que o atual cenário, inusitado e um tanto solitário para algumas pessoas, foi um propulsor de transtornos emocionais, como estresse, angústia, ansiedade e, entre as doenças mais preocupantes, a depressão.

A ausência das relações presenciais com amigos, companheiros de trabalho e até mesmo familiares comprometeu os vínculos e aflorou alguns sentimentos negativos. A rotina excessiva de sono ou a falta dele, a baixa atividade física e as alterações na alimentação, para menos ou para mais, também agravam quadros mentais”, observou.

 

Bem-estar completo

Para melhorar a integração saudável do corpo com a mente, as PICS ganham cada vez mais notoriedade, já que estimulam o autocuidado e o protagonismo do indivíduo em busca do seu bem-estar completo.

Técnicas como shantala, reflexologia, ayrveda, constelação familiar, cromoterapia, fitoterapia, acupuntura, osteopatia, quiropraxia, yoga, entre outras, atuam como coadjuvantes nas ações de promoção da saúde, prevenindo doenças e estimulando a recuperação de enfermos, podendo ser acompanhadas das práticas da medicina convencional.

Assim, a docente do Senac indica que realizar uma automassagem, praticar atividades como as mencionadas acima, ou ensinar quem está próximo a realizá-las, podem, além de resgatar as condições emocionais fragilizadas, devolver o estado de alegria, gerar vínculos mais fortes entre as pessoas e desenvolver um olhar positivo sobre o que a pandemia pode ensinar.

Mostra-nos que é possível cuidar de forma humana da nossa saúde, assim como a dos outros, prevenindo os agravos ou minimizando, e até mesmo eliminando, os transtornos físicos e mentais já instalados”, destaca Josiane.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.