Saúde institui Plano de Contingência para conter avanço das doenças respiratórias em Marília

Compartilhe:




A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, instituiu o Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com objetivo de organizar e operacionalizar ações integradas de prevenção, vigilância e assistência frente ao aumento sazonal de casos, especialmente por VSR (Vírus Sincicial Respiratório), Influenza e Covid-19.

Além do Plano de Contingência, o prefeito Vinicius Camarinha nomeou também o Comitê de Enfrentamento à SRAG, com a finalidade de planejar ações intersetoriais, com vistas à preservação da vida e à manutenção da capacidade operativa dos serviços de saúde.

O plano destaca o cenário epidemiológico atualizado até a Semana Epidemiológica 17 de 2025, com o aumento expressivo de casos de SRAG em Marília, predominantemente por VSR em crianças menores de um ano e Covid-19 em idosos.

As ações propostas visam garantir atendimento oportuno e seguro à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis, com possibilidade de ampliação de horários em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estratégicas, fornecimento de insumos, reforço das campanhas de vacinação e reorganização de fluxos assistenciais nas unidades de saúde.

Também estão previstas estratégias de monitoramento contínuo e reuniões semanais do Comitê de Enfrentamento à SRAG.
Preservar a vida

O prefeito Vinicius Camarinha destacou a importância do Plano de Contingência e do Comitê.

“Nesse período do ano aumentam muito os casos de SRAG e o nosso grande objetivo é cuidar das pessoas, preservando a vida dos marilienses. Pedimos que a população fique atenta e que procure por atendimento médico já no início de qualquer sintoma, evitando assim o agravamento de qualquer doença.”

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou a importância da vacinação:

“Em Marília a vacina contra a gripe (Influenza) está liberada para toda a população a partir dos seis meses de vida. É fundamental que todos sejam imunizados, pois a vacina previne as doenças e evita que os casos evoluam para grave. Além das unidades de saúde estarem abastecidas com os imunizantes, temos as ações extramuros de vacinação para que todos possam se vacinar.”

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.