A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, instituiu o Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com objetivo de organizar e operacionalizar ações integradas de prevenção, vigilância e assistência frente ao aumento sazonal de casos, especialmente por VSR (Vírus Sincicial Respiratório), Influenza e Covid-19.
Além do Plano de Contingência, o prefeito Vinicius Camarinha nomeou também o Comitê de Enfrentamento à SRAG, com a finalidade de planejar ações intersetoriais, com vistas à preservação da vida e à manutenção da capacidade operativa dos serviços de saúde.
O plano destaca o cenário epidemiológico atualizado até a Semana Epidemiológica 17 de 2025, com o aumento expressivo de casos de SRAG em Marília, predominantemente por VSR em crianças menores de um ano e Covid-19 em idosos.
As ações propostas visam garantir atendimento oportuno e seguro à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis, com possibilidade de ampliação de horários em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estratégicas, fornecimento de insumos, reforço das campanhas de vacinação e reorganização de fluxos assistenciais nas unidades de saúde.
Também estão previstas estratégias de monitoramento contínuo e reuniões semanais do Comitê de Enfrentamento à SRAG.
Preservar a vida
O prefeito Vinicius Camarinha destacou a importância do Plano de Contingência e do Comitê.
“Nesse período do ano aumentam muito os casos de SRAG e o nosso grande objetivo é cuidar das pessoas, preservando a vida dos marilienses. Pedimos que a população fique atenta e que procure por atendimento médico já no início de qualquer sintoma, evitando assim o agravamento de qualquer doença.”
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou a importância da vacinação:
“Em Marília a vacina contra a gripe (Influenza) está liberada para toda a população a partir dos seis meses de vida. É fundamental que todos sejam imunizados, pois a vacina previne as doenças e evita que os casos evoluam para grave. Além das unidades de saúde estarem abastecidas com os imunizantes, temos as ações extramuros de vacinação para que todos possam se vacinar.”
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





