Os agendamentos e realização dos exames audiológicos foram retomados no último dia 17 de agosto na Policlínica
A Secretaria Municipal de Saúde durante a semana o relatório do serviço de fonoaudiologia da rede pública municipal no período de 16 de março a 14 de agosto.
Neste período, foram realizados 1.170 atendimentos individuais, na forma presencial e por teleatendimento nas Unidades de Atenção Primária, Policlínica e por meio de trabalho na forma home-office (teleconsultas); 225 abordagens fonoaudiológicas no Caps Infantil Catavento; e 227 atendimentos domiciliares em Fonoaudiologia pelo Programa Melhor em Casa.
No Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) durante este período foram feitos 30 teleatendimentos de Terapia Vocal e 45 visitas de educação e vigilância em saúde com participação da fonoaudióloga do serviço (supermercados, hotéis, postos de gasolina).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, no início da pandemia as profissionais avaliaram os casos em atendimentos para classificar em eletivos passíveis de suspensão temporária da forma presencial e essenciais que deveriam ser atendidos presencialmente mesmo durante a pandemia.
O secretário (foto) disse ainda que também foram suspensos temporariamente em março os exames audiológicos na Policlínica (audiometria, imitanciometria, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico-PEATE/BERA e emissões otoacústicas).
Ele informou ainda que foram retomados a partir do dia 17 deste mês a realização dos exames audiológicos. “Estamos agora em fase de planejamento para o retorno dos atendimentos presenciais em terapia e consultas, considerando e adotando todas as medidas de biossegurança para proteção dos usuários e dos profissionais frente ao risco da Covid-19”, observou.
A encarregada do Serviço de Fonoaudiologia, Leiliana Moreira Alves Cláudio, explicou que com o prolongamento da situação de risco Covid-19 e a inviabilidade de retornar o atendimento presencial dos pacientes em processo terapêutico devido, foi implantado o atendimento virtual por meio do Teleatendimento, com apoio do Núcleo de Informações-NI, que disponibilizou tablets para utilização nas teleconsultas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





