Prefeito Vinicius Camarinha autorizou investimento de quase R$ 10 mil para comprar de kits e outros materiais
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília está ampliando o Programa Ganha Tempo/Zera Fila e autorizou mais um investimento na área da saúde: quase R$ 10 mil para zerar a fila de mulheres que aguardam pela inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino), método contraceptivo tão seguro quanto à laqueadura e pílulas anticoncepcionais. São mais de 300 mulheres que aguardavam por este momento.
“Hoje é mais um dia de respeito às mulheres, pois terão a oportunidade de escolher esse método contraceptivo seguro. Numa clínica particular, a inserção do DIU é cara e a Prefeitura está oferecendo gratuitamente pelo SUS para que as mulheres tenham autonomia, liberdade e respeito para que façam o seu planejamento familiar. Seguimos avançando com o Ganha Tempo/Zera Fila da Saúde tanto em consultas, como em exames e cirurgias”, disse o prefeito Vinicius.
A Prefeitura tinha realizado recentemente, em parceria com o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), uma Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva e Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), que reuniu inicialmente quatro enfermeiras, qualificando-as em consulta de saúde sexual e reprodutiva da mulher para uma melhor orientação às mulheres com relação à sexualidade e também fazer a inserção de DIU por enfermeiros dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde no município de Marília.
“Essa inserção de DIU por enfermeiros é novidade em Marília e, com essa capacitação realizada pelo Coren-SP, iremos zerar essa fila. Já a partir de segunda-feira (14) essas mulheres que estão na fila serão contatadas para que procurem a unidade de saúde mais próxima e já passem pela consulta pra saber se estão aptas para a inserção do DIU”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira Carolina Guizardi Polido.
Agendamento - As mulheres interessadas em fazer a inserção do DIU podem procurar a unidade de saúde de referência e agendar essa primeira consulta para saber se esse método contraceptivo é indicado. Todas as unidades de saúde de Marília já estão aptas a fazer essas orientações iniciais para a escolha do método.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





