Intervenção cirúrgica é apenas um dos recursos (geralmente o último) e exige preparação do paciente, adesão ao tratamento e perda de até 20% do peso inicial avaliado
O Programa de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgou informações sobre um importante serviço, que ainda gera muitas dúvidas na população. As cirurgias bariátricas, conforme o protocolo clínico, são utilizadas como último recurso para tratar a obesidade.
Conforme relata a enfermeira encarregada de Saúde do Adulto, Carolline Ramos Lima Matias, o município abriu recentemente 20 vagas para tratamento especializado no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) e é destinado às crianças e adolescentes.
Atualmente, explica Carolline, cerca de 60 pessoas têm indicação para cirurgias bariátricas em Marília.
É importante que estes pacientes mantenham-se vinculados às respectivas unidades de saúde, observando as orientações da equipe multiprofissional.
O tratamento cirúrgico é indicado apenas em alguns casos. Trata-se apenas de uma ação, entre as diversas que fazem parte da “linha de cuidado das pessoas com sobrepeso e obesidade”.
Os critérios para encaminhamento à cirurgia variam de acordo com o IMC (Índice de Massa Corpórea), bem como a existência ou não de doenças.
Em todos os casos há riscos cirúrgicos e exige a liberação pelo médico especialista.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





