Saúde alerta sobre fatores de risco e cuidados com o coração

Compartilhe:




Infartos afetam principalmente homens e pessoas com 50 anos ou mais

A Secretaria de Estado da Saúde preparou um alerta sobre os cuidados e fatores de risco do coração com apoio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), referência na área. 

Similarmente a diversas doenças, as medidas preventivas para ter um coração “saudável” incluem hábitos como atividade física e alimentação nutritiva e balanceada, além de idas regulares aos médicos.

As recomendações sejam válidas para todos, independentemente de faixa etária e sexo, mas atenção especial deve ser dada ao público masculino, que responde por cerca de 63% dos infartos, e pelas pessoas com mais de 50 anos, que representam 85% das vítimas desse problema cardiológico.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns de problemas cardiovasculares são cansaço, falta de ar, náuseas, suor intenso e dor no peito que irradia para o braço esquerdo. Entre os sintomas mais raros, mas também possíveis, estão dores abdominais e enjoos, além de cansaço excessivo e sem causa aparente.

Todos esses sintomas, sejam eles de maneira individual ou coletiva, representam riscos à saúde, mas podem ser facilmente confundidos com outras doenças mais cotidianas. 

Os principais fatores de risco que podem afetar a saúde do coração são obesidade, índices elevados de pressão arterial, colesterol, glicemia, sedentarismo, tabagismo e dieta não saudável ou irregular. Visitas regulares a um cardiologista, com a realização de exames rotineiros como eletrocardiograma e teste ergométrico simples, são essenciais.

Infarto e ataque cardíaco

Infartos e ataques cardíacos podem atingir pessoas de todas as idades, independentemente do sexo. Embora muitas vezes sejam utilizados como equivalentes, são diferentes, e procurar um serviço de saúde diante de sintomas como os listados acima.

O ataque cardíaco se refere a qualquer enfermidade fatal ou quase fatal do coração, como, por exemplo, as paradas cardíacas. Já o infarto acontece quando um coágulo bloqueia, de forma súbita e intensa, o fluxo sanguíneo para o coração”, explica. Do portal SP.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.