O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o fogo, porém as chamas haviam danificado quase toda a parte interna da planta
Uma árvore com mais de 60 anos, que mede entre 25 a 30 metros de altura foi incendiada na zona rural de Garça, (30 quilometros de Marília).
A árvore, uma figueira com cerca de 20 metros de diâmetro, teve toda sua parte interna do tronco consumida pelo fogo e está praticamente condenada.
Engenheiros da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, irão avaliar a necessidade ou não de remoção da histórica figueira, que serve como ponto de referência para quem se dirige àquela região do município.
“Eu tenho propriedade rural aqui e sempre que compro alguma coisa na cidade, os comerciantes acabam achando o local onde têm que entregar porque usam essa figueira como referência. Ela é conhecida por todo o comércio da cidade, faz parte da nossa história e é realmente é tristeza ver ela nessa situação”, lamentou o agricultor que acionou o Corpo de Bombeiros para combater o fogo que consumia a árvore.
O homem, que preferiu não se identificar, disse ter descoberto o incêndio por volta das 10 horas quando viu a fumaça saindo de dentro do tronco. Tudo indica que a planta queimou durante toda a madrugada. A árvore incendiada fica a cerca de três quilômetros de distância da área urbana, na estrada da Fazenda Cachoeira, na entrada da Fazenda São Francisco.
O local é uma encruzilhada, e os restos de comida, garrafas de bebida e velas revelam que o local é frequentemente usado para rituais de magia. E possivelmente o fogo deve ter se originado de um desses rituais. Velas acesas e até uma galinha sacrificada estavam próximos do tronco queimado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o fogo, porém as chamas já haviam danificado quase toda a parte interna da planta, que é oca e de grande porte.
Como o fogo se concentrou só por dentro da árvore, não tinha muita labareda. Sem o oxigênio de fora, a planta foi queimando como carvão. Especialistas vão fazer um levantamento e dizer se a planta vai sobreviver.
Fonte/Imagem: Comarca de Garça
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





