Aulas são suspensas, comércio e repartições públicas devem fechar mais cedo
Suspensão de aulas nas escolas municipais e estaduais, encerrar mais cedo o expediente das repartições públicas e também do comércio, além de preparar escolas e o ginásio de esportes Neuza Galetti para receber possíveis desabrigados. Estas são algumas das medidas anunciadas no começo desta noite pelo prefeito Vinicius Camarinha visando preparar Marília e toda região para o risco de tempestade com tornado nesta terça-feira.
De acordo com o governo do Estado, a passagem de um tornado poderá ocorrer nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Itapeva, Sorocaba e Registro. O motivo é a formação de um ciclone extratropical no litoral do Paraná que poderá trazer temporais, com ventos e granizo, para todo o estado de São Paulo.
As regiões que fazem divisa com o estado vizinho, como é o caso de Marília e Prudente, devem registrar os impactos mais intensos, já que as condições meteorológicas favorecem a formação de tornados.
Gabinete de Crise instalado na Prefeitura de Marília, após o risco de um tornado na região.
"A gente não sabe a força que este vento vai chegar aqui", afirmou o prefeito Vinicius durante coletiva à imprensa, no começo da noite desta quinta-feira (10), após coordenar o Gabinete de Crise, anunciando medidas preventivas. Segundo ele, a previsão é de que esse fenômeno metereológico ocorra no final da tarde, principalmente após às 17h.
Por isso, ele orienta às pessoas que estejam em casa após este horário. "Durante o dia o clima pode não estar ruim, com sol, mas o evento extremo será repentino, o que exige atenção redobrada da população", afirmou Vinicius. Ainda de acordo com o Chefe do Executivo mariliense, os eventos noturnos serão cancelados.
Instabilidade no tempo já vem ocorrendo nos últimos dias e pode se agravar ainda mais nesta sexta-feira.
Medidas preventivas
As principais medidas anunciadas pelo Executivo de Marília sobre o funcionamento dos serviços municipais são:
- Abertura de pontos de recepção em 15 escolas municipais para atendimento de moradores de áreas mais vulneráveis;
- Cancelamento das aulas em todas as escolas municipais nesta sexta-feira, seguindo a decisão do Governo do Estado de São Paulo para as escolas estaduais;
- Cancelamento de todas as atividades dos Centros Dia do Idoso na sexta-feira;
- Cancelamento de todas as atividades das Casas do Pequeno Cidadão na sexta-feira;
- Serviços administrativos da Prefeitura funcionarão das 8h às 14h nesta sexta-feira;
- Unidades de Saúde funcionarão até 16h.
- Atividades esportivas oferecidas pelo Município acontecerão apenas no período da manhã.
As universidades foram comunicadas da gravidade da situação, e a expectativa é que suspendam as atividades no período da tarde em diante. A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) será contatada para orientar os comerciantes a fecharem as lojas mais cedo também. A entidade anunciou agora à noite que os estabelecimentos comerciais devem encerrar as atividades às 16h. A orientação é que as escolas particulares também suspendam as aulas pelo menos no período da tarde em diante.

Escolas servirão de abrigo
A Prefeitura de Marília prepara15 escolas municipais que funcionarão a partir das 15h como abrigo de apoio para receber famílias que morem em áreas de risco:
Zona Sul:
- Emef Nivando Mariano dos Santos
- Emef Paulo Freire
- Emef Antônio Ribeiro
- Emef Myrthes Pupo Negreiros
Zona Norte:
- Emef Olímpio Cruz
- Emef Isaltino de Campos
- Emef Sofia Teixeira
- ?Emef Cecília Guelpa
Zona Oeste:
- Emefei Chico Xavier
- Emef Geralda César Vilardi
- Emef Amaury Pacheco
Zona Leste:
- Emef Célio Corradi
Centro:
- Emef Edméa
Escolas nos Distritos:
- Rosália
- Avencas
- Dirceu

Animação feita pela Defesa Civil mostra o risco do tornado em toda a região a partir das 17h desta sexta-feira.
A orientação é que essas famílias mais vulneráveis procurem o abrigo antes da tempestade para que fiquem em segurança, podendo voltar a suas casas posteriormente. De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, essas escolas estarão abertas a partir das 15h desta sexta-feira com toda estrutura necessária:
“Vamos montar estrutura com colchões, cobertores, alimentos, água potável, produtos de higiene e limpeza, enfim, vamos garantir à nossa população mais carente um atendimento digno e seguro. Nosso objetivo é preservar a vida de todos. Por isso reforçamos o pedido para as famílias que morem em casas vulneráveis que busquem uma dessas escolas a partir das 15h .”
Paralelamente, o Ginásio Neusa Galetti também será preparado para os casos em que as famílias enfrentem dificuldades por mais tempo para o retorno a suas casas após a tempestade.
O que é um tornado?
As principais características de um tornado incluem:
- Velocidade dos ventos: os ventos internos podem variar de 115 km/h a mais de 400 km/h nos casos mais extremos;
- Escala Fujita (EF): a intensidade e o poder de destruição de um tornado são medidos pela Escala Fujita Confeccionada (Enhanced Fujita Scale), que vai de EF0 (danos leves) a EF5 (danos catastróficos, capazes de arrancar casas de suas fundações);
- Duração rápida: diferente de um furacão, que pode durar dias e cobrir centenas de quilômetros, um tornado geralmente dura poucos minutos e percorre uma faixa de terra estreita;
- Formação: ocorre pelo choque entre massas de ar com temperaturas e umidades diferentes (como o ar frio e seco encontrando o ar quente e úmido), sob condições de forte instabilidade e variação da direção do vento com a altitude (cisalhamento).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online








