Um vazamento classificado como "invisível", ou seja, quando a água não aparece na superfície, o que pode dificultar a detecção imediata, levou as equipes da RIC Ambiental a descobrir uma verdadeira cratera na tarde deste sábado em Marília. O caso ocorreu na zona norte e provocou instabilidade no abastecimento de alguns bairros até a conclusão dos reparos.
O vazamento foi constatado na rede de distribuição de água na Rua Mariápolis, no bairro Palmital Prolongamento. As equipes técnicas foram acionadas assim que a ocorrência foi constatada e realizaram o reparo da rede e o restabelecimento do sistema.
A previsão era de que o abastecimento seria retomado de forma gradativa até o final da tarde deste sábado (3), podendo ocorrer oscilações na pressão da água até a completa normalização do sistema.
O que é um vazamento invisível?
Um vazamento “invisível” de água na rua é aquele que ocorre na rede pública de abastecimento, geralmente sob o asfalto ou o solo, sem que a água apareça na superfície. Como a água escoa para camadas mais profundas do solo ou para a rede de drenagem, não forma poças nem jorra água, tornando o problema difícil de perceber.
Sinais que podem indicar vazamento invisível na via pública:
- Afundamento do asfalto ou da calçada
- Surgimento de rachaduras
- Solo constantemente úmido sem chuva
- Vegetação crescendo mais verde ou rápido em um ponto específico
- Diminuição de pressão de água em imóveis próximos
- Relatos de aumento de perdas de água pela concessionária
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




