Os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Duartina, Fernão , Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio constituíram o Consórcio Intermunicipal de
Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-Oeste Paulista. O município de Lucianópolis só aguarda a aprovação da lei municipal autorizativa para também compor consórcio.
A união entre esses municípios tem o objetivo de solucionar tecnicamente a coleta e a disposição final dos resíduos sólidos para atender a legislação ambiental, evitar a degradação e poluição do solo e dos recursos hídricos.
Prefeito João Carlos (em pé) durante reunião com os colegas da região.
o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, ressaltou a importância dessa iniciativa para os municípios envolvidos. “Já demos um grande passo que foi a organização desse consórcio e temos que resolver logo o projeto do aterro sanitário. Agora vamos evoluir administrativamente, contratando e desenvolvendo todos os projetos e acessos a recursos para que possamos, de forma adequada, resolver o real problema de todos os municípios consorciados”.
Além de resolver os problemas ambientais, para um futuro próximo, outro grande desafio do novo consórcio é buscar, entre as tecnologias atuais de solução ambiental, a que melhor se enquadra nas necessidades regionais, para transformar os resíduos descartados pela população, seja de material reciclável, orgânico ou de construção civil, em fonte de recursos para os municípios.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





