Relação com aluno: professor mariliense lança livro

Marcada muitas vezes por conflitos, essa relação é analisada a partir de temas como ética, amizade e paixão.
Compartilhe:




Resultado de sua pesquisa de livre docência, o professor mariliense Alonso Bezerra de Carvalho, da UNESP, lançará nesta quarta-feira (22), na Biblioteca Municipal de Marília, o seu mais recente livro intitulado “A relação professor e aluno: paixão, ética e amizade na sala de aula” (Editora Appris). O evento será às 19h30, com entrada franca.

Muitas vezes marcada por situações conflituosas, a relação professor-aluno é analisada nesta obra de maneira filosófica, a partir de temas como: ética, amizade e paixão. “Faz-se necessário que o professor veja o aluno como um ser ético, com desejos e com toda uma história”, valorizando assim a sua dimensão humana na tentativa de atenuar os conflitos presentes em sala de aula, afirma o docente.

Durante sua livre-docência, foram entrevistados 666 alunos com questão sobre o que é amizade e se é possível uma amizade entre professor e aluno. Os entrevistados relataram que uma boa relação com o professor pode gerar conforto ao sanar dúvidas ou debater temas tratados em aula; com efeito, o professor obteve respostas esclarecedoras para o campo da Pedagogia.

Formado em Filosofia e Ciências Sociais, o autor Alonso Bezerra de Carvalho defende que o campo da Filosofia da Educação fornece respostas, contribuindo para esta profissão, muitas vezes desafiadora, que é o magistério. Para tanto, cabe aos atuais cursos de licenciatura uma visão mais dinâmica, isto é, que “amplie a função do professor para além da epistemologia em si; para uma visão do aluno como um ser social, que habita realidades diversas”.

Entre os diversos temas elencados, o entrevistado concluiu sua entrevista com uma crítica ao sistema educacional atual, de caráter crescentemente mercadológico, que tem no aluno um produto, e alertou: “O que importa são os alunos, e não as carteiras”.O evento começará às 19h30 e a entrada é franca.

Veja vídeo da entrevista do professor Alonso:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.