Os refletores de LED chegaram para transformar o mercado de iluminação. Fabricados a partir de uma tecnologia limpa e econômica - o LED (cuja sigla significa
Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz) - são mais duradouros, eficientes e consomem menos energia que as convencionais incandescentes ou fluorescentes.
A iluminação em LED se baseia em um componente eletrônico que utiliza a mesma tecnologia dos chips de computadores que transformam energia elétrica em luz. Nas lâmpadas convencionais, são utilizados filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, que são mais dispendiosos e também mais perigosos.
Energia sustentável
Substituir lâmpadas tradicionais por refletores de LED pode reduzir o consumo de energia, além de apresentar baixos custos com manutenção. A economia é relevante especialmente quando se trata da iluminação de áreas comuns de condomínios como áreas de lazer, campos de futebol, playgrounds e quadras poliesportivas. Com vida útil de aproximadamente 50 mil horas sem necessidade de troca, esse tipo de lâmpada permite cerca de 90% de economia na conta de luz.
Comparada à luz fluorescente, a lâmpada de LED ainda tem outra vantagem: ela não prejudica o meio ambiente. Lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio em sua composição, que pode contaminar o solo ou os lençóis freáticos.
Os refletores de LED não contém nenhum tipo de metal líquido. As lâmpadas de LED também não emitem calor e nem raios ultravioletas, enquanto as incandescentes comuns esquentam muito e gastam muita energia para se manterem acesas. Somente 10% da energia que passa por uma lâmpada comum é convertida em luz, enquanto 90% da eletricidade é desperdiçada em forma de calor.
A eficiência do LED reside no fato de que produzem quase a mesma carga de luz (ou lúmem) que as fluorescentes (50 lumens / Watt), consumindo muito menos energia e gerando quase zero calor.
A utilização de refletores de LED proporciona ainda uma melhor iluminação, que orienta melhor os passantes e usuários, além de contribuir para a segurança noturna. Essa melhor performance não se deve somente à sua maior capacidade de iluminação, mas também por permitir o direcionamento da luminosidade com eficiência. Além disso, há ganhos no sentido estético, já que um refletor de LED pode deixar o ambiente mais claro e mais bonito.
História do LED
A tecnologia do LED foi criada na Rússia nos anos 1920. Quarenta anos depois, era possível encontrar pequenos dispositivos que utilizavam LEDs de luz verde e vermelha como calculadoras. A luz de LED azul foi um aperfeiçoamento desta tecnologia, na década de 1990, por cientistas japoneses que receberam o prêmio Nobel de física em 2014. Eles combinaram essas três cores para chegar a uma lâmpada de luz branca com um tipo de energia mais eficiente, econômica e sustentável. A utilização do LED foi ampliada, chegando a semáforos, monitores de computador, lanternas, celulares e televisores.
Iluminação eficiente
Outra vantagem da iluminação de LED é a ausência de gastos com manutenção por conta de sua longa vida útil. Em termos de instalação, é também uma opção mais segura, pois sua operação exige uma menor voltagem, não apresentando perigo. É a opção ideal para espaços voltados para esportes, pois a estrutura de lâmpadas e refletores de LED é resistente a impactos e vibrações mais fortes, já que utiliza tecnologia mais resistente, sem vidros ou filamentos.
Um detalhe interessante que favorece projetos de decoração e iluminação artística é fato de o LED permitir um controle dinâmico da cor, em que é possível escolher uma dentre as várias tonalidades de branco, possibilitando um ajuste mais adequado de tom, intensidade e a temperatura desejada. Assim, esse tipo de lâmpada também pode ser utilizado em projetos de iluminação de obras de arte, pois não emite radiação ultravioleta nem infravermelha, preservando os objetos iluminados.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





