Rede de atenção primária à saúde intensifica acolhimento em saúde mental em Marília

Compartilhe:




Foi detectada a necessidade de preparar os profissionais com informações sobre prevenção ao suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Marília realizou uma capacitação dos servidores do atendimento ao público das unidades de saúde (PSF/UBS) para intensificar “O acolhimento em Saúde Mental na Atenção Primária”. O aperfeiçoamento destes profissionais é decorrente da campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde detectou a necessidade de instrumentalizar esses profissionais com informações e orientações para o melhor acolhimento de usuários que apresentam sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais.

A capacitação foi aplicada pelo médico psiquiatra Morais de Carneiro, integrante do grupo técnico da secretaria. Ele apontou que entre os fatores de risco para o suicídio, os principais são a depressão (responsável por 66% dos casos) e histórico de tentativa de suicídio. Também foram abordados os diferentes estágios no desenvolvimento da intenção suicida, como a abordagem cuidadosa faz com que o paciente se sinta acolhido, aumentando o vínculo entre ele e o profissional e que as tentativas de suicídio devem ser consideradas como alerta e pedido de ajuda.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.