Começou nesta terça-feira (4) o Provão Paulista Seriado 2025, avaliação que reúne estudantes da rede pública e um dos mais importantes calendários educacionais do estado de São Paulo. O destaque do primeiro dia ficou por conta da redação, que trouxe como tema: “Como os adolescentes podem usar as redes sociais sem prejudicar a saúde mental?”.
A prova da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá acesso a mais de 15 mil vagas do ensino superior público paulista. O exame para a 3ª série é destinado a 375 mil alunos.
Neste ano, a iniciativa do Governo do Estado oferece 15.717 vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs. A redação tem peso de 20%, considerando todas as notas do Provão Paulista Seriado, com avaliações feitas pelos estudantes desde a 1ª série do Ensino Médio.
Provão Paulista para 1ª e 2ª séries
Por meio da iniciativa do Governo do Estado, os estudantes das três séries do Ensino Médio criam uma trajetória no Provão Paulista Seriado e devem fazer as provas durante os três anos da última etapa da educação básica, com notas que se somam no período.
Por ser uma avaliação seriada aplicada ao longo das três séries do Médio, a somatória dos acertos em cada ano compõe a nota final.
Para alunos que estão na 3ª série em 2025, a prova de 2023 (1ª série) valia 15%, de 2024 valia 25% (na 2ª série) e, neste ano, a prova de múltipla escolha tem peso de 40% e a redação de 20% do total da pontuação equivalente para que os candidatos concorram às vagas do Provão.
Cronograma - Para alunos da 1ª série do EM, o Provão Paulista acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no mesmo horário, e para alunos da 2ª série, as provas estão marcadas para os dias 11 e 12 de novembro. Em cidades com feriados em qualquer um dos dias de Provão Paulista, as avaliações serão aplicadas em nova data e os cadernos de provas são diferentes dos dias oficiais.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





