Após conseguir a liberação parcial da SP-333 (sentido Marília - Assis), no final da tarde de ontem, para o tráfego de veículos, as equipes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estão concentradas desde esta manhã (23) no combate à erosão que se formou no local.
A previsão é de que os serviços estejam concluídos dentro de 10 dias. Hoje também começaram as obras na SP-383, no município de Herculândia. Já a erosão formada no acostamento da SP-294, entre Paulópolis e Quintana, os técnicos do DER farão ainda hoje uma avaliação no local.
As duas rodovias foram interditadas devido a chuva intensa que caiu durante todo o fim de semana e também no domingo. O trecho mais complicado foi na SP-333 (rodovia Rachid Rayes), próximo a Echaporã, que recebe um tráfego intenso de veículos tanto de cidades da região como também acesso ao norte do Paraná.
Ontem, durante o dia, cerca de 300 pessoas deixaram de ser transportadas de Echaporã para Marília já que o desvio representava um aumento de 120 quilômetros nesse trajeto. Pelo menos à noite os estudantes tiveram condições de ser transportados para as faculdades, em Marília, em virtude da liberação de um desvio no próprio local.

Equipes do DER estão trabalhando no local para recuperar a SP-333.
RECUPERAÇÃO TOTAL - Segundo o Engenheiro Pedro Maximiano, responsável pelo DER em Marília, hoje as equipes estão concentradas no combate à erosão que "engoliu" totalmente uma das pistas e também comprometeu parcialmente a faixa contrária. "Vamos trabalhar durante o dia e à noite. Mas, os serviços aqui podem demorar uns 10 dias", informou.
Outro trecho que começou a ser recuperado hoje foi a rodovia SP-383 (rodovia Miguel Gantus, KM 012 - ambos os sentidos), no município de Herculândia e dá acesso a Queiroz. No local, o rio Iacri transbordou, destruindo as galerias de concreto existentes no local. Ao que consta, ali é um problema crônico e a única saída será a construção de uma ponte de concreto. A Prefeitura de Herculândia está se mobilizando e pedindo ajuda ao Estado. Ainda não há previsão de quando o trecho será liberado.
Por enquanto, continuam valendo os desvios: por Marilia pela BR 153 sentido Getulina, Vicinal para Queiroz, bem como por Parapuã SP - 294, em seguida SP - 425 até Santópolis do Aguapeí km 339, Luiziânia (vicinal), após Luiziânia, Vicinal para Queiroz.
O terceiro local que preocupa, na região, é na SP-294 (sentido Marília - Tupã), entre Paulópolis e Quintana. Uma grande erosão se formou às margens da rodovia e que também pode comprometer o tráfego de veículos. Os engenheiros do DER farão hoje uma avaliação no local. Há suspeita de que o problema seria um emissário de esgoto implantado no local.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online









