Autor dos livros ‘A próxima Colombina’, ‘Contos do Japim’, ‘Getúlio Vargas, um legado político’ e de contos publicados nas coletâneas do Mapa Cultural Paulista e Prêmio Nacional de Contos Prefeitura de Niterói, o escritor e jornalista Ramon Barbosa Franco foi o palestrante convidado desta semana pela Universidade Aberta da Terceira Idade – a Unati – do campus da Unesp de Marília. A convite da professora Gilsenir Dátilo, o escritor, que atualmente trabalha com comunicação corporativa e assessoria de imprensa, destacou a influência da literatura no cotidiano das pessoas e o quanto a maturidade contribui para o aperfeiçoamento dos escritores.
“Lembrei a trajetória de dois escritores brasileiros que alcançaram o reconhecimento de público e da crítica quando já estavam bem experientes. O baiano radicado em Marília, Osório Alves de Castro, que conquistou o Prêmio Jabuti de 1962, e a poeta Cora Coralina, que se tornou conhecida do grande público quando já tinha mais de 70 anos de idade”, comentou.
Durante a palestra, realizada no auditório do campus 2 da Unesp de Marília, os alunos da Unati apresentaram perguntas e pediram sugestões de leituras. “Também falamos sobre o cinema e o quanto os filmes nos inspiram. Falamos, inclusive, de grandes clássicos do cinema, como ‘O velho e o mar’, longa-metragem inspirado na obra de Ernest Hemingway. Outro filme que indiquei para a sessão de cinema da Unati foi ‘No Coração do Mar’, um filme mais recente que conta o trágico episódio envolvendo um baleeiro atacado por um cachalote. O filme é a gênese de um clássico da literatura mundial, Moby Dick.
O próprio autor de Moby Dick, Herman Melville, é personagem deste filme”, contou. Entre as dicas de leituras deixadas pelo escritor estão obras dos autores mato-grossenses, como Ricardo Guilherme Dicke, com ‘Madona dos Páramos’ e ‘Toada do Esquecido’, e os contos de Dalton Trevisan. “Ao final, sorteamos livros do meu inesquecível amigo Romulo Nétto, falecido há um ano”, finalizou.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





