De grande porque, atingiu cabos e deixou região sem energia. Outras também podem cair.
Uma árvore de grande porte caiu nesta segunda-feira (15) em Tupã e por muito pouco não se transformou numa tragédia. Mesmo assim, causou grandes transtornos já que parte da cidade ficou sem energia elétrica durante algumas horas. De acordo com a Prefeitura, o motivo teria sido o ataque de cupins e outras árvores, da mesma altura, também estariam com infestação.
O incidente ocorreu por volta das 9h, numa região de grande movimento de pessoas e de veículos, já que fica atrás do terminal de ônibus e em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por sorte, ninguém passava pelo local no momento em que o enorme tronco (com cerca de 10 metros) caiu. Testemunhas relataram que houve um forte estrondo, por conta da queda dos fios de energia.
Equipes da Defesa Civil, Prefeitura, companhia de energia e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas. Diversos fios de energia (tanto de alta como de baixa tensão) foram arrancados e ficaram espalhados pela rua. Um poste também ficou danificado.
Diante dessa situação, a rede teve que ser desligada, deixando parte da cidade sem energia por algumas horas. A UPA, por exemplo, teve que funcionar com o uso de gerador até que fosse feito o remanejamento das redes, restabelecendo o fornecimento de energia elétrica.
Perigo continua
Aliás, a Secretaria Municipal da Agricultura de Tupã constatou que outras árvores também estão comprometidas por causa do ataque de cupins e, com a força do vento, há o risco de novos acidentes.
Diante dessa situação, ainda nesta tarde será realizada uma poda emergencial e a retirada daquelas árvores que já estariam totalmente comprometidas por esses insetos. Com informações e Fotos: João Mário Trentini.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288