A Polícia Civil cumpre, nesta quarta-feira (4), mandados de prisão e de busca e apreensão, além de medidas cautelares em cidades dos estados de São Paulo e do Paraná. A operação, denominada Transformers, é resultado de um trabalho que investigou uma organização criminosa que alterava semirreboques de caminhões com o objetivo de dar maior capacidade de carga a ser transportada. Essa modificação é proibida por lei.
Durante mais de um ano, a Polícia Civil apurou a atuação de uma organização criminosa e de seus respectivos membros em fraudes consistentes na instalação de quarto eixo em semirreboques de caminhões, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada.
As investigações apontam que somente um dos líderes da organização criminosa faturou mais de R$ 50 milhões. A legislação de trânsito proíbe tal modificação porque não há garantias da manutenção das condições de segurança do conjunto com o semirreboque modificado para quatro eixos, bem como não há garantias de que o patrimônio público (rodovias) não será danificado.
A investigação também constatou que os caminhões modificados passam por vistoria técnica em uma instituição técnica licenciada acreditada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também envolvida na engrenagem. A operação está sendo deflagrada pelo Oitavo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) e abrange também o estado do Paraná.
Devem ser cumpridos: sete prisões preventivas e 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais de investigados. Do G1/Prudente
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





