Protocolo Não Se Cale: conheça o sinal de socorro para mulheres vítimas de violência

Compartilhe:




Um gesto simples, feito com apenas uma mão, pode salvar vidas. Dobrar o polegar na palma e fechar os outros dedos sobre ele é o sinal universal de socorro para mulheres em situação de risco. O gesto foi adotado pelo Protocolo Não se Cale, política do Governo de São Paulo que transforma bares, restaurantes e espaços de lazer em redes de proteção contra o assédio e a violência.

O Governo de São Paulo deu início nesta semana ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas” , promovendo serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência contra as mulheres ao longo de 21 dias seguidos.

A programação faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres. No Brasil, a mobilização teve início a partir do Dia da Consciência Negra (20/11) até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

O sinal com a mão permite que a vítima peça ajuda de forma discreta e silenciosa. Ao identificar o sinal (inspirado no movimento internacional #SignalForHelp), os funcionários capacitados pelo Estado no Protocolo Não se Cale devem agir imediatamente para acolher a mulher.

O gesto é composto por três passos rápidos:

  • Mostre a palma da mão aberta, voltada para fora;
  • Dobre o polegar ao centro;
  • Feche os outros quatro dedos sobre o polegar, como se o estivesse “aprisionando”.
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.