Prosa, Fogão & Viola conta causos e toca músicas caipiras no Teatro Municipal

De volta a Marília, grupo valoriza a cultura tradicional; evento gratuito será realizado no próximo dia 4 de agosto, às 19h30
Compartilhe:




Há mais de 30 anos, eles eram estudantes em Marília. Agora voltam à cidade como cantadores e contadores de causos do grupo Prosa, Fogão e Viola.

O show do Prosa, com entrada gratuita, será no próximo dia 4 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal de Marília. Modas clássicas de viola e composições de Santiago Mesc, violeiro e cantador do grupo, são recheadas com contação de causos da cultura caipira.

Apresentação será no próximo dia 4, no Teatro.

O grupo surgiu com a proposta de valorizar a genuína cultura regional. Seus integrantes trazem a influência da cultura de seus lugares de origem: alguns cresceram em meio à musicalidade do Pontal do Paranapanema, vindos de João Ramalho, Assis e Marília; outros acostumaram os ouvidos à sonoridade da viola no Vale do Paraíba. São gente “de interior”, hoje morando em Marília, Guarulhos e São Paulo.

"Mesmo morando nos grandes centros, somos gente do interior. Mantemos viva em nós essa cultura ", destaca o percussionista, Carlos Zanchetta. O violeiro e compositor Santiago Mesc voltou a morar em Marília no mês passado. Ele também ressalta essas origens: "Descobri e aprendi a gostar de viola ouvindo os violeiros daqui e de Assis e hoje de volta a essa cidade que me recebe de braços abertos".

O grupo é composto por viola, violão, contrabaixo, percussão e vozes, que incluem um cantador de primeira voz, um de segunda e um contador de causos. "Os causos que pesquisamos e contamos no show lembram personagens que conhecemos e situações que vivenciamos na infância, aqui na região", explica o contador de causo  Fiore Gouveia.

Por meio de composições próprias e de outros autores, o Prosa canta e toca cultivando o gosto pela música de viola e pelos “causos”, que são raízes profundas da cultura do interior do Centro-Sul brasileiro.

Temos um CD gravado. Vai estar disponível no show, pra quem quiser ouvir em casa a arte do Prosa. Tem músicas sertanejas clássicas e composições nossas. E tem os causos. O pessoal gosta bastante, então incluímos alguns no CD. É um prazer voltar à nossa cidade. A Unesp de Marília nos deu escola. Agora queremos compartilhar um pouco do que aprendemos da viola e da cultura tradicional”, disse Zanchetta.

Na foto, a final da gravação do CD da arte do Prosa.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.