Pelo menos 326 crianças de cinco escolas municipais de educação infantil (EMEIs) já receberam orientações sobre acidentes domésticos e incêndios, dentro do projeto "Brasinha", desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal da Educação.
O projeto Brasinha tem como objetivo conscientizar pais, alunos e professores sobre os riscos de acidentes na infância. As atividades são desenvolvidas durante quatro dias, onde os professores abordam o tema em sala de aula. O quinto dia é dedicado a uma visita ao quartel.
O projeto ainda conta com palestra dirigida aos pais e professores, onde são abordados os principais riscos como: queimaduras , quedas, intoxicação, afogamentos, asfixia e engasgamento, cortes e choques elétricos e acidentes de trânsito.

Momento de emoção: simulação de combate à incêndio. Crianças acompanham atentamente.
Alguns exemplos:
Quedas: a criança Que sofre queda do berço ou trocador por descuido dos pais.
Queimaduras: a criança brincando na cozinha enquanto a mãe está cozinhando e não observa a criança mexendo no fogão.
Intoxicação: medicamentos e produtos de limpeza guardados junto com alimentos onde a criança tem livre acesso.
Afogamento: banheira e baldes com água
O trabalho prossegue até a primeira quinzena de setembro, devendo envolver todas as escolas municipais (crianças até seis anos). Após esse período, o projeto será realizado com alunos das escolas Estaduais do nono ano onde terão informações e instruções de primeiros socorros e combate a incêndio.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





