Centenas de estudantes, residentes, profissionais e produtores rurais participaram dos encontros do 8° Simpósio Regional de Produção e Reprodução Animal realizado
pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar). O evento que é importante oportunidade de atualização contou com o Anfiteatro do Bloco 8 lotado durante as três noites de programações.
Coordenadores e participantes do evento.
A abertura do Simpósio, na segunda-feira, contou com palestra sobre atualidades na suinocultura brasileira ministrada pela especialisra Kelmy Melare, seguida pela Ma. Nádia Ferreira Diabiasi falando sobre o manejo de pastagens em bovinocultura de corte. Kelmy formou-se na Unimar há 10 anos e se sentiu orgulhosa em retornar, agora, como profissional de sucesso e palestrante.
“Me formei em 2007 e é muito bom estar de volta. Hoje vou falar sobre o mercado da suinocultura. O Brasil já é um exportador nesta área. Outro ponto que vamos trabalhar é o bem-estar animal na suinocultura. Qualquer animal deve ser tratado com valorização do bem-estar”, explica.
O tradicional encontro já faz parte do calendários da Instituição e é uma oportunidade única de aprimoramento técnico e troca de experiências entre alunos e profissionais, é o que comenta o coordenador do curso, Dr. Fábio Manhoso. “É muito relevante debater a produção animal. Marília possui uma característica nessa área com destaque para a bovinocultura leite, bovinocultura de corte, avicultura. O médico veterinário está presente em todo o processo da cadeia produtiva e por isso devemos conhecer o que há de mais técnico e inovador”, comenta.

O Simpósio ainda faz parte do calendário de comemoração dos 30 anos do curso de Medicina Veterinária da Unimar. No segundo dia de encontro, foi a vez de debater as atualizações nas análises de célula espermática com a Dra. Mayra Elena Ortiz D’avilla Assunpção, seguida por Marcos Henrique Alcantara Colli falando sobre a inseminação artificial.
O papel do médico veterinário na formação do cavalo atleta foi o tema da palestra da Ma Angélica Misailidis Gimenes do Haraz ZD. Representante da Coopemar, Rafael Marzona fala fechou o Simpósio falando sobre a integração de culturas para aumentar a lucratividade.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





