Nos últimos dias várias pessoas ligaram ao órgão com dúvidas sobre o assunto.
O Procon de Marília emitiu um alerta nesta sexta-feira sobre golpistas que estão criando falsos pix com pedidos de ajuda financeira "em prol" das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, várias pessoas têm mantido contato com o órgão de proteção ao consumidor procurando tirar dúvidas sobre este assunto.
"É um absurdo que existam pessoas se aproveitando do sofrimento dessas vítimas que perderam tudo nas enchentes para aplicar golpes", lamentou o diretor do Procon, Guilherme de Moraes (foto). Ele explica que o órgão recebeu pelo menos 12 consultas sobre o asssunto e, em todas elas, os pix eram mesmo falsos.
"São pessoas que tiveram a cautela de nos procurar antes de fazer as doações. Nossa preocupação é de muitas outras já tenham feito contribuições financeiras sem verificar se os números eram mesmo verdadeiros", lamentou o diretor.
Como identificar o golpe
Guilherme de Moraes alerta que uma das principais maneiras de identificar o golpista é que o pix tem como beneficiário uma pessoa física.
Normalmente os pagamentos envolvendo tributos ou mesmo esses tipos de doações são destinadas à CNPJs (pessoas jurídicas). A orientação também é válida para doações feitas por TED e boletos.
Ao efetuar a doação, é preciso confirir o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas.
Também é muito importante não clicar em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca.
Mais informações no vídeo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288