Pró-reitora da UNIMAR defende Tese de Doutorado em Educação

Compartilhe:




A professora Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e ação comunitária da UNIMAR- Universidade de Marília, defendeu no dia 27 de fevereiro sua tese de doutorado na área da educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

O trabalho intitulado “O ensino superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária” foi defendido como requisito obrigatório para obtenção de título de doutora pela profa. Fernanda e aprovado, com muitos elogios e recomendação de publicação pelo ineditismo e aprofundamento do tema abordado.

A tese teve como orientador o Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão, professor titular do Programa, na linha de pesquisa “Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais”, visando contribuir para o debate acadêmico sobre a política de curricularização da extensão universitária nas universidades brasileiras e as possibilidades de um currículo mais dinâmico, próximo à comunidade em que a universidade está inserida.

Também fizeram parte da banca, presidida pelo orientador Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão da UNESP, o Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho, o Dr. Júlio César Torres, também da UNESP, a Profa. Dra. Andréia Melanda Chirinéa, da USC e a Profa. Dra. Sônia Regina Mendes dos Santos, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

A Profa. Dra. Sônia Regina Mendes dos Santos atualmente ocupa a presidência nacional do Fórum de Extensão das IES particulares e destacou a importância e relevância da pesquisa apresentada, disponibilizando inclusive espaços importantes para publicação de resultados da tese da Profa. Fernanda Mesquita Serva.

A professora Fernanda destaca que sua vivência profissional gerou inquietações, em especial com a ausência de uma política pública de valorização da extensão universitária, bem como a falta de indicadores de avaliação das atividades de extensão universitária nos Instrumentos do INEP, motivos dentre outros, fizeram com que ela iniciasse sua pesquisa ao lado de seu orientador.

A UNIMAR foi minha inspiração, pois eram e são realizados dezenas de programas e projetos de extensão por todos cursos de graduação e pós-graduação. A Extensão da UNIMAR, ao lado da Pesquisa e do Ensino transformam a comunidade acadêmica e sociedade diariamente”, destaca Fernanda.

Através do estudo aprofundado, é possível afirmar que a extensão universitária é uma oportunidade para a universidade gerar “conhecimento pluriversitário”, ou seja um conhecimento que se apresente mais conectado com a realidade, com um currículo mais dinâmico na Universidade, que permita que os envolvidos vivenciem algo diferenciado no processo do ensino e aprendizagem, gerando uma mudança na vida pessoal e profissional dos alunos.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.