Primeiro motel do Brasil fingia ser clube para despistar ditadura militar

Compartilhe:




Foi aberto em Itaquaquecetuba, por ser lugar ermo na época.

 

Conhecido hoje como um local para encontros amorosos - muitas vezes escondidos - o primeiro motel no Brasil também teve que nascer escondido.

 

Mais precisamente, o estabelecimento pioneiro do País fingiu ser um clube noturno para despistar a polícia na época.

 

Servando Fernandes Davila, conhecido como Pepe, de 73 anos, foi o responsável por inaugurar esse tipo de empreendimento no País em 1968, em Itaquaquecetuba, na região Metropolitana de São Paulo.

 

Em plena ditadura militar, o empreendimento ia contra as regras de "bons costumes" na época.

 

Uma lei proibia hospedagens de curta permanência, inviabilizando a utilização dos hotéis para os encontros amorosos na época.

 

“Naquele tempo eles impediam que se usasse o quarto menos de 24 horas. A lei era arbitrária, tinha que ficar 24 horas no quarto. Quando o casal saia antes, a polícia o abordava, perguntando se iam embora. Se falassem que iam, eles levavam para a delegacia, e eles ficavam presos por até 15 dias, por ato libidinoso”, se lembra Pepe.

 

Antônio Carlos Morilha, um dos diretores da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) confirma que o motel em Itaquaquecetuba foi o primeiro do País.

 

Para driblar a lei da época, Pepe – que já trabalhava com hotéis em São Paulo - foi buscar inspiração nos clubes americanos e foi de lá que ele tirou a idéia.

 

Voltando ao Brasil, resolveu implantar um novo modelo de hospedagem no País. “Por um tempo funcionei como clube, por causa da polícia. As pessoas que eram sócias podiam usar os apartamentos com quem eles quisessem. A polícia não podia mexer, porque eram sócios do clube e não era uma hospedagem“, explica.

Inovações
Como clube, Pepe conta que conseguiu driblar as regras na época, mas o empreendimento que ele montou já tomava ares dos motéis atuais.

 

"Abri o motel em 1968 de um jeito diferente dos hotéis que existiam na época. Naquele tempo não havia banheiros nos quartos em hoteis, por exemplo, e eu já abri o motel com banheiros e garagem em todos os apartamentos", afirma.

 

Naquela época também não tinha os recursos que tem hoje. Não tinha interfone, por exemplo, então era usado uma central de rádio. Não existia também som nos apartamentos e televisão só se começou a usar em 1974.

 

Pepe diz que depois que conquistou a clientela, o primeiro motel do Brasil foi um sucesso.

 

Fonte G1

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.