PRF orienta: oito passos para uma viagem segura!

Compartilhe:




As festas de Natal e Ano Novo chegaram e muita gente vai "pegar a estrada" para visitar familiares ou mesmo aproveitar o período para uma viagem com a família. Isso sem falar das férias de dezembro e janeiro, quando as estradas também estarão com um movimento acima da média de outros meses.

Diante disso, a delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marília divulgou dicas importantes de segurança. São oito passos para uma viagem segura!

Confira quais são:

1. Planeje sua viagem:

Verifique as condições da estrada e do clima antes de sair. Programe paradas para descanso a cada uma ou duas horas, especialmente em viagens longas. Evite dirigir cansado ou com sono. Se sentir sono, pare em um lugar seguro e descanse.

Antes de pegar a estrada, cheque freios, pneus, luzes e níveis de óleo e combustível. Confira também as condições de estepe, macaco e chave de rodas do veículo.

2. O uso do cinto de segurança para todos os ocupantes é de responsabilidade do motorista, além do uso correto da cadeirinha, adequada ao peso, altura e idade da criança.

3. Apenas ultrapasse se a sinalização permitir, houver visibilidade suficiente e com distância segura dos veículos que se aproximam.

4. Oriente sua velocidade às condições da estrada e ao limite estabelecido. Em trechos com curvas ou aclives, diminua a velocidade para evitar derrapagens. Observe placas que indicam curvas perigosas, declives e passagens de pedestres.

5. Cuidados com a visibilidade - Em trechos com pouca visibilidade devido à chuva, neblina ou fumaça, reduza a velocidade. Aguarde em local seguro a visibilidade melhorar. Evite parar no acostamento. Pare em um posto de combustível ou em uma base policial.

Caso decida seguir, mantenha as luzes baixas acesas, oriente a direção pelas faixas laterais da rodovia e jamais pare sobre a pista de rolamento. Nunca use farol alto em caso de chuva ou neblina, pois ele reflete nas gotas e reduz ainda mais a visibilidade.

Mantenha distância segura do veículo que segue à frente. A regra dos 2 segundos é eficaz: escolha um ponto fixo na estrada, como uma placa, e conte até 2 após o veículo à frente passar por ele. Isso garante espaço para reagir em emergências. em acostamento, mantenha uma distância segura dos bordos da pista.

6. Ao aproximar-se de curvas fechadas, reduza a velocidade e troque de marcha antes de entrar na curva. Durante a curva, mantenha aceleração constante em velocidade segura, e evite frear ou trocar de marchas dentro da curva.

7. Para evitar capotamentos nas retas, respeite os limites de velocidade, para que tenha tempo de reagir com eficiência a fim de frear ou desviar em caso de obstáculos na rodovia.

8. Cuidado com a chuvaDiminua imediatamente sua velocidade. Evite freadas bruscas, optando por reduzir a marcha antes.

Em pista molhada, o espaço necessário para parar o veículo aumenta. Mantenha pelo menos o dobro da distância em relação ao veículo da frente.

Evite aquaplanagem, mantendo os pneus calibrados e em boas condições. Se sentir o carro perdendo contato com o solo, não freie bruscamente. Tire o pé do acelerador e segure o volante com firmeza até retomar o controle. Além do risco de aquaplanagem, poças podem esconder buracos na via.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.