Preta Gil morre aos 50 anos, vítima de câncer

Compartilhe:




A cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu neste domingo, aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer que lutava há mais de dois anos. Ela estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra a doença, diagnosticada em janeiro de 2023.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta enfrentou preconceitos desde a infância e usava sua visibilidade para combater o racismo, a gordofobia e a homofobia.

Embora tenha crescido rodeada pela música, Preta, inicialmente, optou por atuar nos bastidores, trabalhando como produtora e publicitária. Foi só aos 28 anos que investiu na carreira musical.

A luta contra o câncer
Em janeiro de 2023, Preta anunciou publicamente o diagnóstico de câncer de intestino, após ser internada com desconfortos intestinais.

Durante o tratamento, enfrentou sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias, além de uma grave infecção generalizada: "Quando fazia as fezes, era com sangue, com muco, tinha um formato diferente", relatou.

Em dezembro de 2023, Preta anunciou a remissão do câncer após uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão de ileostomia. A remissão não é sinônimo de cura e contudo, em agosto de 2024, novos tumores foram detectados, marcando a volta da doença em diferentes partes do corpo.

Preta encarou a batalha com resiliência e transparência, sempre incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. A artista teve apenas um filho: Francisco Gil.

 


Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.