Prefeitura une ativistas ambientais em projeto inédito para Marília

Compartilhe:




Projetos Plantas e Peixes e a Coleta Seletiva em Ecopontos Fixos já estão em andamento.

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública está coordenando ações que promovem a sustentabilidade no município.

Dentre elas, o Eco Óleo, que realiza a coleta de óleo de cozinha, com pontos fixos e permanentes no Bosque Municipal, na garagem da Prefeitura e no Ecoponto Sul - Nova Marília.

Outras mobilizações são: projeto Nascentes que visa identificar e proteger todas as nascentes do município; a Recicloteca, que utiliza geladeiras velhas e livros usados para promoção do reuso e incentivo à leitura, e legislações específicas, que orientam pelas construções que incluam itens sustentáveis em obras públicas, bem como pelo abastecimento preferencial com etanol nos veículos da frota municipal.

Plantas e Peixes

Outros dois grandes projetos foram iniciados, com apoio de ativistas ambientais na cidade: o “Projeto Plantas e Peixes”, em comemoração ao Dia Mundial da Água, com o plantio de mata ciliar em nascentes existentes no Jardim Montana 2, zona norte do município, e a “Coleta Seletiva em Ecopontos Fixos”, que estão sendo distribuídos pela cidade, nas principais ruas e avenidas, em locais que apresentem grande fluxo e fácil acesso.

No primeiro caso, trata-se de um grande complexo de áreas que está sendo preservado e recuperado segundo suas características, onde um imenso parque sustentável para promoção da educação ambiental receberá trilhas ecológicas em meio as 14 nascentes existentes no local, além da realização de compostagem, hortas, meliponicultora, aquaponia, captação de água de chuva, atividades ao ar livre para a 3ª idade, envolvendo as questões ambientais, cursos técnicos e reuso de materiais reaproveitáveis, destacando a edificação de duas salas sustentáveis que serão construídas, demonstrando a possibilidade de reaproveitamento de resíduos passíveis de reuso: a primeira em pneus, e a segunda, utilizando garrafas de vidro.

Segundo o chefe da Divisão do Meio Ambiente e Gestor Ambiental, Cassiano Rodrigues Leite, os projetos visam construir salas sustentáveis, onde os visitantes poderão aprender educação ambiental de forma prática.

Os materiais poderão ser entregues nos ecopontos da rua 9 de Julho, ao lado do Camelódromo; na Avenida Tiradentes, 1.073, na base da Defesa Civil; e no Centro de Educação Ambiental, no Bosque Municipal.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.