Prefeitura nega fechamento de unidades de saúde em Marília

Compartilhe:




A Secretaria de Saúde emitiu nota negando que não está fechando nenhuma UBS (Unidade Básica de Saúde). "Qualquer informação de fechamento das unidades é Fake News e deve ser coibida", diz a nota 

A Secretaria observou que está seguindo proposta do Ministério da Saúde, de expansão das ESF (Estratégia Saúde da Família), ou seja, a ideia é transformar unidades para aproximar as equipes de saúde das necessidades da população. 

"Neste momento, está sendo realizado um piloto com a UBS do Bandeirantes, que já possui um quantitativo populacional adequado para esta implantação. Está sendo inserida uma equipe de ESF junto a equipe da UBS para oferecer um cuidado mais próximo e maior das famílias daquele território", informou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior.

“Jamais fecharíamos unidades de saúde em plena uma pandemia. Só estamos realizando um projeto piloto para melhorar os atendimentos as comunidades de uma forma mais próxima e intimista, apenas isso. Não acredite em Fake News”, disse o Prefeito Daniel Alonso.

Debate com a comunidade

A proposta de mudanças foi apresentada à comunidade.

A Secretaria informou ainda que a proposta foi apresentada em reunião comunitária e audiência pública com a população nessa última semana com a participação do vice-prefeito Cicero do Ceasa.

O modelo preferencial do Ministério da Saúde (USF) é central na pessoa, família e comunidade. A primeira equipe de Saúde da Família foi implantada no Aniz Badra em 1998”, mencionou o secretário da Saúde.

A pasta afirmou que não haverá redução da capacidade de atendimento e que, pela equipe de ESF atuar com um número menor de pessoas (4 mil) consegue maior proximidade e avanço em ações específicas, como cadastro de hipertensos, tratamento de tuberculose e sífilis, vacinação de acamados e prevenção de saúde bucal nas escolas. 

Confira a entrevista do prefeito Daniel sobre o assunto:

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.